13 MAR 2014
Arealva inicia vacinação contra HPV
Vacinação é direcionada à meninas de 9 à 13 anos
A campanha está sendo realizada nas escolas públicas e postos de saúde do município

Em Arealva, teve início na última quarta-feira, dia 12, e vai até 10 de abril, a campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) nos postos de saúde e escolas públicas, para meninas de 11 a 13 anos.

Pedimos a colaboração dos responsáveis pelas crianças e adolescente para que autorizem a aplicação da vacina que é de suma importância, frisa a coordenadora municipal de saúde, Priscila Caridi.

Para garantir proteção completa, a imunização ocorrerá de forma estendida, em três doses. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois.

HPV

O papiloma vírus humano, nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra.

As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer).