22 MAI 2014
EMEF de Jacuba realiza projeto “Horta na Escola”
No entorno dos canteiros foi utilizado garrafas pet

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Abílio Francisco Salles, do distrito de Jacuba realizou no dia 17 de maio, com a ajuda de alunos, professores, funcionários, pais e pessoas da comunidade, a construção de uma horta para o cultivo de hortaliças e legumes.

Trata-se do projeto Horta na Escola, que tem o objetivo de mostrar aos alunos como é o cultivo de parte dos alimentos que consomem, além lidar com a terra e plantas.

Para a realização desse projeto foi passado informações sobre o perigo dos agrotóxicos, preparado do terreno usando as ferramentas necessárias aproveitando as folhas secas no preparo do solo e da compostagem, que é a transformação dos resíduos orgânicos em nutrientes para as plantas, explica a diretora da escola, Eli Slaghenaufi da Silva. Nossa Escola optou por fazer a horta em forma de mandalas para aproveitar o terreno e o pomar. Utilizamos garrafas pet para preparar os canteiros, completa.

De acordo com a diretora, o plantio nesses canteiros que estão preparados ocorrerá no dia 31 de maio. Nesse intervalo as professoras formarão grupos para manter o terreno sempre limpo e molhado. Faremos o plantio das mudas nas bandejas durante o período de aula e esperamos que a partir desse primeiro passo, muitas outras pessoas venham participar conosco nesse projeto, ressalta.