24 JUL 2014
Município comemora nesta sexta o Dia Municipal de Cultura e da Paz

As ações e apresentações artísticas ocorrerão na EMEF “Prefeito José Abílio Ferreira Prestes”

O setor da educação e desenvolvimento social realizam amanhã, 25 de julho, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Prefeito José Abílio Ferreira Prestes”, do Núcleo Job Garcia de Almeida, ações e atividades que marcarão o Dia Municipal de Cultura e da Paz.

De acordo com a a lei municipal nº 1.963, de 17 de agosto de 2011, este dia é comemorado em todo território arealvense e visa promover a realização de atividades artísticas, científicas, culturais e religiosas, com uma grande confraternização.

Além do hasteamento da “Bandeira da Paz”, às 8h, haverá um grande evento a partir da 19h com apresentações artísticas de várias modalidades. Entre as atrações estão os números de dança feitos pelos participantes do Projeto Viver a Vida, realizado pelo CRAS, e pelos alunos da APAE.

“Alunos da rede municipal de ensino apresentarão um número musical celebrando a paz e haverá contação de histórias. A participação especial ficará por conta do grupo de dança Red Street, da cidade de Macatuba. Os convidados apresentarão seu novo espetáculo de danças urbanas, intitulado “Volta ao mundo”, ressalta o Diretor de Educação, Gilson Carraro.

Surgimento e sua bandeira

A data relembra o Pacto Roerich de Paz, assinado no dia 15 de abril de 1935, em Washington, Estados Unidos, e envolve dois temas que estão intimamente ligados: cultura e paz. O símbolo adotado foi a Bandeira da Paz, protetora das instituições culturais, educacionais, científicas e de todos os monumentos históricos mundiais.

A bandeira apresenta um círculo, no qual existem três esferas, o que para Nicholas K. Roerich – idealizador do Pacto Roerich de Paz – simboliza a síntese de todas as artes, de todas as ciências e de todas as religiões, dentro do círculo da cultura.

MTb – 41.900