28 JUL 2014
Município adere à campanha ‘Construindo Cidades Resilientes’

Objetivo é tornar a cidade resistente a riscos ou desastres que podem ocorrer de forma natural ou não

O município de Arealva, através da Prefeitura, aderiu a campanha ‘Construindo Cidades Resilientes’, que se objetiva em tornar as cidades resistentes a riscos ou desastres que podem ocorrer de forma natural ou não.

Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

O município é vulnerável à incêndios florestais, chuvas de granizo, ventanias e seca. O trabalho será realizado em sensibilizar a todos sobre os benefícios da redução do risco urbano,  além do investimento do governo municipal em infraestruturas mais resilientes.

“Iremos realizar atividades de redução do risco de desastres, isto é, Educação Ambiental atraves de rádio e jornal locais”, afirma o presidente do Comdema, Luana Boiani.

A redução de riscos de desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos e oportunidades comerciais, a igualdade social, ecossistemas mais equilibrados e ainda atua nas melhorias das políticas de saúde e de educação.

São dez passos que o município precisa seguir para estar preparado em caso de ocorrências. No total, 213 cidades brasileiras estão inscritas na campanha, sendo 148 do estado de São Paulo.

A campanha é uma iniciativa global lançada em 2010 pelo Fórum de Prefeitos para Adaptação e pelo Escritório da ONU para Redução do Risco de Desastres (UNISDR), que hoje envolve países de todas as regiões do mundo. Apesar de se tratar de uma iniciativa global, a Campanha tem como foco os governos locais, principais responsáveis por ações de redução de riscos de desastres nas cidades.

de Arealva

MTb – 41.900