26 AGO 2014
Educação realizou a Trilha do Folclore
Apresentação dos índios

Evento que comemorou o Dia do Folclore, contou com a participação dos índios da aldeia Kopenoti, de Avaí

A Prefeitura de Arealva, por meio da Diretoria Municipal de Educação, realizou no dia 22 de agosto (Dia do Folclore), no Centro de Lazer “Otavio Loge”, a 2ª Trilha do Folclore, que neste ano homenageou o escritor Daniel Munduruku.

Assim como no ano passado, cada instituição de ensino do município, entre elas, APAE e Conexão Jovem, reproduziu num estande um conto do escritor, ou seja, em cada estande foi reproduzido um conto diferente de Daniel.

Além de apresentações de dança, teatro, contação de histórias, rodas de leitura e exposição de trabalhos realizados em classe, o evento contou a presença dos índios da aldeia Kopenoti, do município de Avaí. Eles apresentaram suas danças e artesanatos.

O evento ocorreu nos perídos da manhã e tarde. Participaram todos os alunos da rede municipal de ensino e comunidade em geral.

Escritor Homenageado

Daniel Munduruku  é um escritor indígena com 45 livros publicados, graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. É Doutor em Educação pela USP e  pós doutor em Literatura pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Além disso é Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais e Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Em 2013 recebeu a mesma honraria na categoria da Grã-Cruz, a mais importante honraria  oficial a um cidadão brasileiro na área da cultura.

Recebeu diversos prêmios no Brasil e Exterior entre eles o Prêmio Jabuti, Prêmio da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio Érico Vanucci Mendes (outorgado pelo CNPq); Prêmio Tolerância (outorgado pela UNESCO).

Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

MTb – 41.900