11 SET 2014
Parada Cívica focou os 10 princípios dos direitos da criança

Evento ocorreu na noite do último sábado, na Praça da Matriz

Na noite do último sábado (6), em comemoração ao Dia da Pátria, a Prefeitura de Arealva, por meio das diretorias de Educação e Desenvolvimento Social, realizou na Praça da Matriz (em frente à rodoviária), a V Parada Cívica e Escolar da Independência do Brasil.

A comemoração ao dia 7 de setembro teve como tema “Pelos Direitos da Criança”, que focou os 10 princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança.

A Parada Cívica foi abetura com a execução do Hino nacional e da  Independência. Depois, a participação especial da fanfarra da escola estadual Padre Anchieta, de Pederneiras, abriu o desfile.

Cada escola municipal, mais APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) e Conexão Jovem, trouxeram ao desfile todos os detalhes de cada princípio, através de carros alegórios e trajes característicos, utilizados pelos alunos e professores.

A escola “José Abílio Ferreira Prestes” apresentou princípio I – ‘À igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade’. Já a “Abílio Francisco Salles”, de Jacuba, mostrou o II – ‘Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social’.

A creche Nossa Senhora Auxiliadora focou o III – ‘Direito a um nome e a uma nacionalidade’ e a “Dr. Benedito Amaral Campos” frisou o IV -  Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe”.

O V princípio foi trabalhado pela APAE - ‘Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente’ e o VI pelo Berçário Municipal – ‘Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade’.

A escola “João Pereira de Souza Leão” apresentou o VII princípio – “Direito à educação gratuita e ao lazer infantil” e a “Manoel Limão”, de Santa Isabel, ressaltou o VII – ‘Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes’.

O IX princípio -  ‘Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho’ - foi mostrado pelo projeto “Viver a Vida”, do CRAS. E por fim, o X - Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos -, foi trabalhado pelo Conexão Jovem.

No final do evento, o prefeito Paulo Padanosque Pereira foi homenageado por aderir ao programa “Prefeito Amigo das Crianças”, da Fundação Abrinq, uma vez que se comprometeu a desenvolver políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção e garantiu recursos no orçamento para assegurar os direitos e melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes de Arealva.

MTb – 41.900