09 OUT 2014
Setor da saúde realiza campanha de prevenção à AIDS

Objetivo é conscientizar a população sobre a importância da realização do teste de HIV

O setor de saúde está realizando no município a Campanha Fique Sabendo, do governo federal. O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção à AIDS e a importância da realização do teste de HIV.

A AIDS não tem cura, mas tem tratamento. Quanto antes for feito o diagnóstico, maior a possibilidade de sucesso do tratamento. “Os medicamentos oferecidos a todos os portadores de HIV/AIDS garantem a qualidade de vida. Quem tem e não sabe, além de não se cuidar, pode transmitir o vírus involuntariamente. Não deixe o medo e o preconceito impedí-lo de fazer o teste anti-HIV”, explica a Diretora de Saúde, Marilena Camargo.

Para a realização do teste, os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

HIV ou AIDS? AIDS ou HIV?

Você sabia que HIV ou AIDS tem diferença? Muitas pessoas acham que é mesma coisa, mas HIV é o vírus da imunodeficiência humana e a AIDS é a doença provocada pelo vírus. Uma pessoa por ter o vírus HIV e não a AIDS. A doença pode levar anos para aparecer.

Quando alguém tem AIDS, o HIV destrói as células de defesa do corpo, o organismo enfraquece e as doenças oportunas podem se manifestar.

“Uma pessoa com HIV pode transmitir o vírus sem ter desenvolvido AIDS. Por isso, é importante usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas e agulhas”, alerta Camargo.

MTb – 41.900