28 NOV 2014
Coordenadoras pedagógicas participaram de curso no zoológico de Bauru em pareceria com a UNESP

Curso ocorreu nos dias 26 e 27 de novembro

Nos dias 26 e 27 de novembro as Coordenadoras Pedagógicas da rede municipal de ensino, Vânia Miranda da Silva, Dijamila Batista do Nascimento Brandão, Claudete Isabel de Souza Faria e a Psicopedagoga Geisiane Rizzato Daniel realizaram o 3º. Curso de Capacitação para Professores do Zoológico Municipal de Bauru. A atividade conduzida pela bióloga Samantha Bittencourt é uma parceria com a UNESP, sob a tutela da renomada Prof. Dra. Maria do Carmo Kobayashi.

Com o tema “Aulas no Zoo: espaço não formal como sala de aula?”, o curso tem como objetivo mostrar de maneira dinâmica quais são os objetivos do zoológico, e como são suas estruturas, para que os professores consigam aprimorar suas aulas com a temática zoológico, explorando todo seu potencial educativo, conservacionista, físico e histórico.

“As aulas-passeio no Zoológico de Bauru já acontecem há muitos anos, sempre como parte de projetos envolvendo o meio ambiente ou estudo de espécies animais, localidade geográfica, fichas técnicas, etc. Com este curso, tivemos a oportunidade de refletir e ampliar as possibilidades educativas que podem ocorrer neste espaço não formal”, explica Dijamila.

Para a Coordenadora Claudete, “o curso foi um momento prazeroso de pensar como a educação ambiental ajuda a formar pessoas conscientes e ativas na preservação do meio ambiente”.

“Os conhecimentos adquiridos no curso serão colocados em prática no próximo ano letivo, embasando nossos projetos voltados para educação ambiental”, adianta Vânia Miranda.

De acordo com a bióloga Samantha, “o curso foi um sucesso, no qual tivemos 23 participantes, dentro do conceito de multidisciplinaridade que sempre pregamos para a questão da conservação. São pedagogos, psicopedagogos, químico, biólogo, engenheiro florestal, professores das redes municipal, estadual e particular, além de 4 coordenadoras pedagógicas que vieram na busca do conhecimento e capacitação, para enquanto agentes multiplicadores repassarem à frente, as informações necessárias para uma convivência mais harmoniosa do homem com o meio em que vive. Com certeza não vamos parar por aqui. Se neste curso temos representantes das cidades de Bauru, Lins e Arealva, esperamos que nos próximos possamos atingir cada vez mais cidades, disseminando ao máximo o conceito de desenvolvimento sustentável e conservação de nossa fauna selvagem.”

Diretoria Municipal de Educação