13 FEV 2015
Contra a dengue, área da saúde está nebulizando toda a cidade
Agente realizando a nebulização

Trabalho está sendo concluído na região central. Na próxima semana, nebulização começará nos bairros

A Diretoria da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e de Controle de Vetores, está atenta e trabalhando de forma intensa contra a dengue no muncípio. Devido aos inúmeros casos da doença, toda a cidade está sendo bloqueada e nebulizada pelos agentes de saúde.

“A gente está realizando o bloqueio, que é a eliminação dos criadouros e depois a nebulização. Este trabalho está sendo executado na região central e está se estendendo para toda a cidade”, frisa a coordenadora do setor de vetores Adriana Ferreira de Oliveira.

A última atualização, divulgada às 11h30 de ontem (12), apontou o registro de 26 casos de dengue no município e 12 negativos. Outros 64 indivíduos foram notificados como suspeitos. Desses, 34 aguardam o resultado e 30 esperam o 6º dia depois que apareceram os primeiros sintomas para que possam efetuar o exame para confirmação da doença. Todos os dias os dados são atualizados. Agora na parte da manhã ainda não foi divulgado pelo Instituto Adolfo Lutz, responsável por esse trabalho.

“Estamos esperando os resultados de várias pessoas e o exame particular também entra em nossas estatísticas, para isso o indivíduo deve procurar o setor da saúde”, orienta Oliveira. “Para saber se é dengue a pessoa deve realizar o exame, que é feito de graça nos postos de saúde, uma vez que fica pronto em quatro dias”.

Além da cidade de Arealva, no distrito de Jacuba foi registrado um caso. Em Santa Isabel, nenhum. Nesses bairros já estão sendo feito os bloqueios. Os atendimentos em Marilândia são realizados na sede do município, por isso não são contados separadamento.

De acordo com Oliveira, a população tem que se conscientizar e colaborar com o fim dos criadouros do mosquito, limpando o seu quintal, antes mesmo da visita do agente da saúde. “O morador não precisa ficar esperando a visita do agente para eliminar os focos de sua casa. Ele mesmo pode fazer isso”, ressalta. “O morador tem que ficar atento diariamente ao seu quintal para evitar que objetos virem criadouros. É como escovar os dentes todo o dia”, diz.

“Não adianta você limpar seu quintal e seu vizinho não. Ele tem que se conscientizar, porque o mosquito da dengue pode voar até num raio de 2 Km e infectar até 70 pessoas por dia”, alerta a coordenadora.

Preocupada com a proliferação da dengue no município, a Prefeitura adquiriu mais duas máquinas, com o intuito de acelerar o trabalho de nebulização. Ainda, nesta semana, está realizando um mutirão de limpeza em toda a cidade para recolher os recipientes que acumulam água.

O mosquito transmissor Aedes aegypti prolifera-se em águas paradas e prefere recipientes artificiais como pneus, latas, garrafas, frascos plásticos, caixas d’água, vasos de plantas com água, copos descartáveis, tambores, barris, etc. Gosta de locais sombreados e água limpa. É parecido com o pernilongo comum e pica quase sempre durante o dia. Por ter o hábito domiciliar, torna-se de fundamental importância a participação efetiva da população para o seu controle.

Bloqueio, nebulização e conscientização

O bloqueio consiste em vasculhar as residências na procura de focos da dengue e eliminá-los. Este trabalho é um complemento para a nebulização ter resultado positivo. A nebulização só mata o mosquito na fase adulta e não a larva. “O morador tem que se conscientizar e ficar atento quanto a limpeza do seu quintal, dando fim em todo o recipiente que possa acumular água”, pede a coordenadora.

Ao fazer o bloqueio os agentes estão realizando um trabalho de investigação, questionando o morador sobre seu estado de saúde e orientando os que estão com os sintomas da dengue.

A Santa Casa está tomando todas as medidas necessárias. Estão atentos aos sintomas da doença nos pacientes e os suspeitos são orientados. Eles recebem um panfleto com os procedimentos corretos, no caso, a importância da hidratação e do repouso. E na receita médica, os remédios que podem ser ingeridos. Caso o paciente não esteja bem fisicamente, são hidratados antes de voltar para a casa.

Praia interditada

Devido ao aumento rápido dos casos de dengue, a prefeitura tomou uma atitude importante para tentar conter a doença, interditando a Praia Municipal. “Por motivo de prevenção, a Praia será interditada até passar essa fase crítica. Nos finais de semana vêm muitas pessoas de outras cidades e podem estar ou ser contaminadas”, avisa a coordenadora.

Sintomas da dengue

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.

Dengue Clássica:

- Febre alta com início súbito.

- Forte dor de cabeça.

- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.

- Perda do paladar e apetite.

- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.

- Náuseas e vômitos·

- Tonturas.

- Extremo cansaço.

- Moleza e dor no corpo.

- Muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica:

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

- Dores abdominais fortes e contínuas.

- Vômitos persistentes.

- Pele pálida, fria e úmida.

- Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.

- Manchas vermelhas na pele.

- Sonolência, agitação e confusão mental.

- Sede excessiva e boca seca.

- Pulso rápido e fraco.

- Dificuldade respiratória.