05 MAR 2015
Equipe pedagógica participa de discussão sobre melhoria da alfabetização com PHD americano

Encontro ocorreu no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP)

Na última quarta-feira, dia 4 de março, das 19h às 21h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), o Dirigente Municipal Gilson Carraro acompanhado das Coordenadoras Pedagógicas Vânia Miranda e Beatriz de Souza e da Psicopedagoga Geisiane Rizzato, participaram da palestra: “Desafios na melhoria dos resultados da alfabetização de crianças com e sem riscos de transtornos de linguagem”.

O evento foi promovido pelo Departamento de Fonoaudiologia e Comissão de Relações Internacionais da FOB/USP, com apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) da FOB/USP. O palestrante foi o PhD Howard Goldstein, professor do Departamento de Ciências e Distúrbios da Comunicação da University of South Florida, Estados Unidos e vice-presidente para Ciência e Pesquisa da American Speech-Language-Hearing Association.

“A palestra, dirigida para estudantes e profissionais de fonoaudiologia, pedagogia e áreas afins e para professores da rede pública e privada, abordou a pesquisa realizada pelo professor com crianças norte-americanas, a partir dos 4 anos de idade, na qual aplicou um teste de intervenção com foco na consciência fonológica ao longo do processo de alfabetização. Diante dos resultados, constatou a ineficiência do ensino atual em suprir a defasagem de aquisição e ampliação de vocabulário, atribuída aos pais. Dependendo da classe social e econômica na qual a criança faz parte, ela pode ser muito ou pouco estimulada a aprender novas palavras e seu significado. Compete a escola ampliar este repertório linguístico”, explica o Dirigente Gilson Carraro.

A reflexão que ficou para as Coordenadoras Pedagógicas do Município e para a Psicopedagoga sobre os temas abordados na palestra é que necessitamos desenvolver um trabalho ainda mais sistemático de consciência fonológica e ampliação de vocabulário com as crianças da rede municipal de ensino. Orientar as professoras para que, numa parceria entre escola e família, por meio de estratégias eficazes, o repertório linguístico dos alunos seja enriquecido e que possamos sanar ou diminuir suas dificuldades neste processo tão importante.

______________________________

Diretoria Municipal de Educação