25 MAR 2015
Pais e escolas iniciam os encontros do Almanaque da Família
Pais e alunos participaram do encontro

Os primeiros encontros previstos para o mês de março do projeto Almanaque da Família ocorreram no dia 9, na escola do distrito de Jacuba, no dia 10, no Salão Paroquial, com a presença das famílias das escolas da cidade, e no dia 11, na escola do bairro de Santa Isabel.

Durante esses dias, o evento, conduzido pela Supervisora Vera Lucia Santo Beraldo, apresentou aos pais e responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino o Almanaque da Família, novo material adquirido pela Prefeitura Municipal de Arealva, através do Grupo UNINTER, que foi distribuído às crianças desde o berçário até o 5º. ano do ensino fundamental.

O Almanaque tem o objetivo de proporcionar o diálogo entre pais e comunidade escolar, estreitando ainda mais a relação entre família e escola, através da discussão de temas diversificados, interessantes e prazerosos.

O material está dividido mensalmente, de janeiro a dezembro, sendo que cada mês traz um tema específico para ser discutido. Neste primeiro encontro o assunto apresentado foi “As atitudes da família e o desenvolvimento dos filhos”, abordado com muita propriedade pela psicóloga Maria Juliana de Jesus C. Nucci, Coordenadora do CRAS.

A apresentação do Almanaque ficou por conta da psicopedagoga Geisiane Rizzato, que explicou sua estrutura e os 12 temas contidos no material. No encontro do dia 10, ainda estiveram presentes a enfermeira Ana Cláudia Fasio Rizzato, que tratou sobre a importância das vacinas, de forma bastante clara e objetiva, da dentista do PSF Fabiane Campos, abordando o tema da saúde bucal, e do educador físico Mateus Sertorio Maia, que falou sobre a atividade física.

Entre as autoridades presentes estavam o prefeito municipal Paulo Padanosque Pereira, que ressaltou o quanto sua gestão preza e valoriza a educação de nossas crianças, buscando ampliar a cada ano os recursos e ferramentas necessárias para que tenhamos, de fato, uma educação eficiente e com qualidade.

Já o Dirigente Municipal de Educação Gilson Carraro discursou sobre a importância do compromisso da família em relação à vida escolar dos filhos e como a ligação entre família e escola facilita e favorece a aprendizagem da criança, dentro e fora do ambiente acadêmico.

A repercussão entre os pais e responsáveis presentes nos encontros foi muito positiva. “Adorei o encontro. Gostei de tudo. Gostei da parte do Gilson, que falou sobre a mudança da educação comparada com a de “antigamente”. O encontro falou de muitos assuntos importantes. Foi extenso, mas estava precisando. Se alguém reclamar é porque não sabe aproveitar”, declarou Tatiane Santo da Silva, mãe da aluna Maria Clara Santo da Silva, do 1º. ano, da EMEF “João Leão”.

_____________________________

Diretoria Municipal de Educação