06 JUL 2009
Prefeitura empenhada na finalização das 150 casas populares
Pedreiros e serventes contratados por meio de processo seletivo já começaram a trabalhar

Os dezesseis pedreiros e dez serventes que foram contratados, em caráter temporário, pela Prefeitura de Arealva para finalizar a construção das 150 unidades habitacionais, iniciaram suas funções no dia 22 de junho. Os profissionais participaram de um processo seletivo que foi realizado no mês de maio.

Juntamente com mutuários, que diariamente se revezam na obra (média de quinze), os pedreiros e seus ajudantes estão divididos em sete frentes de trabalho. As equipes estão trabalhando no alinhamento dos postes de energia, envelopamento de eletrodutos, assentamento de vasos e louças sanitárias, instalação de caixas dáguas, assentamento de azulejos, pisos e regularização dos pisos.

O responsável pela fiscalização das unidades habitacionais, José Eugênio de Souza, o Faria, afirma que os materiais necessários para o acabamento de cada casa já estão disponíveis para a utilização. Os materiais elétricos, louças, vasos, tanques, pisos, azulejos foram adquiridos e estão sendo inseridos nas casas, frisa.

Conforme o prefeito municipal Dr. Elson Banuth Barreto, as 150 casas populares que estão sendo construídas ao lado do Jardim Damascena devem ficar prontas em 90 dias. A contratação de pedreiros e serventes tem o objetivo de acelerar o processo da obra, revela o prefeito. Nossa intenção é terminar essas moradias o quanto antes para contribuir com as famílias contempladas, uma vez que a maioria delas paga aluguel.

Dr. Elson afirma ainda que está na busca de recursos para a construção de muros de arrimo e implantação de galerias de águas pluviais no Núcleo Habitacional. Nossos pleitos tem o objetivo de agregar mais valor ao Núcleo, possibilitando melhor qualidade de vida aos futuros moradores daquele local, ressalta o prefeito.

Programa Habitacional

As 150 unidades habitacionais estão sendo executadas por meio de mutirões. A obra é um convênio que a prefeitura firmou com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), através do programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto).

Todas as moradias construídas têm o mesmo tamanho e disponibilidade. Numa área total de 43,18m² estão sendo levantados dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

O programa Pró-Lar Autoconstrução é destinado, prioritariamente, a famílias com ganhos mensais entre um e três salários mínimos, que residem ou trabalham no município há pelo menos três anos, que não são proprietárias de imóvel e não dispõem de financiamento habitacional.

Os beneficiários têm um prazo de 300 meses para quitar o imóvel e as prestações são calculadas de acordo com a renda. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagam uma prestação de até 15% da renda. Quem ganha, por exemplo, um salário mínimo por mês (R$ 465,00) arca com prestações de R$ 69,75.

MTb-41900