27 AGO 2009
Apae Arealva promove Semana do Excepcional
Atividades físicas, palestras e recreação marcaram a campanha no município

A Apae de Arealva comemorou, com diversas atividades, a Semana Nacional do Excepcional, que aconteceu no município de 24 a 28 de agosto. Dentre as ações, uma programação com atividades físicas, palestras e recreação marcou a campanha no município.

No dia 24, a Apae Arealva preparou a Caminhada Percebendo a Natureza. No dia posterior, 25, a palestra Benefícios das Atividades Físicas em relação à Saúde ocorreu em dois períodos - pela manhã (às 9h ) e a tarde (14h).

Já no terceiro dia da Campanha, 26, foi realizada a Atualização de documentos Poupa Tempo. No dia 27 a professora Rita Coró, de Educação Física, movimentou os participantes com a Recreação no Bosque. E no encerramento da Semana, no dia 28, aconteceu o Agita Galera, com o objetivo de trabalhar a conscientização dos benefícios da atividade física à saúde do indivíduo.

Campanha Nacional

A Semana Nacional do Excepcional, que neste ano começou no dia 21 e foi até 28 de agosto, com o tema Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual é uma campanha que teve o objetivo de sensibilizar a sociedade para construção da acessibilidade do deficiente intelectual, sendo necessária uma mudança de atitude e a incorporação de valores indispensáveis para que o convívio social do deficiente seja efetivo, tais como a tolerância e o respeito.

Conforme a Federação Nacional das Apaes muitas pessoas acreditam que a acessibilidade para o deficiente inclui apenas as rampas, elevadores, banheiros adaptados e barras de apoio. Tudo isso é muito importante, mas acessibilidade também significa fazer parte, conviver e, claro, ter acesso. E para uma pessoa com deficiência ter tudo isso, ela precisa de algo essencial: a mudança de atitude da sociedade, ressalta a Federação em nota enviada à imprensa.

Ainda afirma que qualquer um de nós pode criar acesso para nossos amigos, colegas de trabalho, familiares e até desconhecidos. Com o deficiente intelectual não é diferente: ele também precisa de amizade, credibilidade e carinho, conclui.

Para a Federação a campanha da Semana Nacional do Excepcional deste ano provoca a sociedade a tomar uma atitude, quebrar as barreiras e construir também a acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual.

MTb-41900