27 AGO 2009
Unidade de Saúde Central será reinaugurada hoje
Local, que funciona como referência no atendimento do Programa Saúde da Família, foi totalmente reformado

A Prefeitura de Arealva, através da administração do prefeito Dr. Elson Banuth Barreto, reinaugura na noite de hoje, 28, às 20h30, a Unidade Básica de Saúde Dr. Amélio Tanganelli - PSF II.

O Executivo trabalhou intensamente nesses últimos meses para concluir a reforma geral do PSF II, localizado na Rua Jacinto Ribeiro de Barros - no centro da cidade-, acima da Santa Casa de Misericórdia de Arealva. Essa unidade, responsável pelo atendimento de aproximadamente metade da população, é a mais antiga do município.

Conforme Dr. Elson o objetivo da obra foi revitalizar o local, melhorando a infra-estrutura física do prédio, que funciona como referência, junto com o Posto de Saúde do Núcleo Job Garcia, no atendimento do Programa Saúde da Família.

Entre as principais ações executadas está a adequação e criação de novas salas, inserção de aparelhos de ar condicionado nas salas de atendimento, revitalização da fachada, nova pintura interna e externa e troca de revestimentos, pisos e azulejos, além reparos no telhado e instalações de águas pluviais (calhas, rufos e condutores).

O Centro de Saúde necessitava de uma reforma geral como essa. Dessa vez, reparamos e reestruturamos o complexo todo no intuito de melhorar o atendimento, além de oferecer um ambiente mais saudável e aprazível aos usuários, frisa Dr. Elson. As mudanças também irão beneficiar as condições de trabalho dos profissionais da saúde, completa.

O prefeito ainda revela que todas as mobílias e equipamentos são novos e foram adquiridos devido à defasagem dos que já existiam. Os equipamentos, mesas, cadeiras, arquivos, entre outros, são todos novos. Aqueles que eram utilizados na Unidade antes da reforma eram mobílias antigas e aparelhos defasados, por isso é que adquirimos todos novos, explica.

A reforma, realizada em parceria entre a Prefeitura de Arealva e a Secretaria de Estado da Saúde, ficou em torno de R$100 mil.

O PSF II realiza atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem, fonoaudiólogo, psicológico, além de manter uma farmácia que fica sob a responsabilidade de um profissional da área.

Serviço: A partir do dia 31 de agosto os atendimentos oferecidos voltam a ser realizados no PSF II, que fica na Rua Jacinto Ribeiro de Barros, 380. Outras informações pelo telefone: (14) 3296-1359.

Assessor de Imprensa da PMA

MTb-41900