10 SET 2009
Circuito realiza hoje (10) e amanhã (11) avaliação dos atrativos e pontos turísticos de Arealva
Segundo Sebrae, resultado da avaliação será divulgado em outubro

Representantes dos outros municípios que compõem o Circuito Turístico Caminhos do Centro Oeste Paulista, entre eles Bauru, Avaí, Macatuba, Agudos, Piratininga, Duartina, Iacanga, Pederneiras e Lençóis Paulista, se reúnem hoje (10) e amanhã (11), em Arealva, para realizar uma visita de avaliação dos atrativos e pontos turísticos.

A avaliação tem o objetivo de determinar se certo empreendimento foi adaptado conforme as especificações turísticas oferecidas pelo Sebrae, ou seja, uma análise técnica para saber se o atrativo ou o ponto turístico está apto a receber turistas.

Hoje, 10, a visita de avaliação começa às 13h30 e o grupo irá conhecer o atrativo Santa Isabel Ruraltur (Bairro Santa Isabel), os pontos turísticos Igreja da Matriz Santa Catarina de Alexandria e o Centro de Lazer Octávio Loge, Artesanato do Campo Turismo Rural (Bairro Soturninha) e Produtos Diferenciados Boconcelo.

Às 9h dessa sexta, 11, o grupo visita o Sítio Baixada (Bairro Taquaruçu), Fazenda São Judas (Centro de Treinamento e Hospedaria para cavalos), Praia Municipal de Arealva, Turismo Rural Família Cardoso (Bairro Ribeirão Bonito), Babalim Turismo Rural (Bairro Ribeirão Bonito) e Orquidário Bom Senhor.

Conforme informações do Sebrae, os resultados serão divulgados após a avaliação de todos os atrativos e pontos turísticos dos dez municípios participantes do Circuito, que acontece na próxima reunião, no dia 15 de outubro, em Piratininga.

Praia Municipal

A Prefeitura de Arealva realizou no começo da semana a revitalização da Praia Municipal - um dos atrativos com mais potencial turístico do município -, que incluiu a limpeza geral e reforma e inserção de placas de sinalização e informação.

Segundo o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto o Executivo irá realizar diversos investimentos na Praia Municipal durante os próximos anos, no intuito de se adequar ainda mais ao Circuito e atrair o público familiar.

Circuito Turístico

O Circuito Turístico, que visa o desenvolvimento do turismo na região, começou em 2006, com a iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico Regional (Coder), entidade criada dentro do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) Regional Bauru e Sebrae - órgão que, junto com o Instituto Soma, gerencia a construção, estruturação e implementação do projeto.

O objetivo do Circuito Turístico é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região de forma sustentável, vendendo seus produtos para o mercado regional, estadual e nacional de turismo, cultura e artesanato.

Cada município está sendo trabalho intensamente para consolidar roteiros turísticos, aumentar o fluxo de turistas e melhorar a qualidade de vida das pessoas nos municípios.

MTb-41900