02 MAR 2010
Obras das 150 casas populares estão na reta final
Trabalhadores inserindo camada de pedra nº1
Funcionários da prefeitura e mutuários estão trabalhando a todo vapor para terminar núcleo habitacional

A Prefeitura de Arealva está trabalhando incessantemente para concluir as 150 unidades habitacionais até o dia 20 de março, data em que será inaugurado o Núcleo Habitacional Arealva E, pelo governador José Serra.

Entre as várias frentes de trabalho, uma delas está realizando a inserção da camada asfáltica nas onze ruas da localidade. Na semana passada foi realizada a terraplenagem de todas as ruas. Ontem (1) fizemos a pintura de solo com uma camada de piche e hoje estamos espalhando pedra nº1. Posteriormente, para finalizar o asfalto no núcleo iremos inserir mais uma camada de piche, uma de pedrisco, outra de piche e uma última de pó, explica o fiscal da obra José Eugênio de Souza, o Faria.

Outra frente de trabalho é a responsável pela pintura externa das 150 casas, uma vez que o interior está concluído. Até a presente data terminaram duas quadras, adianta Faria.

Segundo o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto, para o núcleo ficar ainda mais bonito e agradável, cada unidade está recebendo em sua fachada uma pintura especial. As casas estão sendo pintadas de branco, mas cada uma delas está recebendo em sua fachada uma faixa de destaque em tonalidades da cor marrom, ressalta o prefeito. Essa ação tem o objetivo de embelezar o núcleo, deixa-lo mais bonito, completa.

Os trabalhos não param por aí. Outro grupo de trabalhadores está engajado na construção das calçadas. Será gramada com uma faixa central de concreto, frisa Faria. No terreno, entre a calçada e a frente das casas, foram plantadas grama esmeralda, revela.

Para Dr. Elson o núcleo habitacional será diferente dos outros que são construídos em outros municípios. Pensando nos futuros moradores, conseguimos diversos benefícios ao núcleo, o que vai agregar mais valor a cada unidade e principalmente ao núcleo, frisa.

O prefeito se refere às inúmeras conquistas de sua administração junto ao Arealva E. Entre elas, muros de arrimo e de divisão de lotes na altura de um metro, calçamento, asfaltamento de todo o núcleo, pintura diferenciada das fachadas, inserção de gramado em frente às casas, galeria de águas pluviais e também, por necessidade dos futuros moradores, a inserção de uma caixa dágua de 60 mil litros.

Programa Habitacional

As 150 unidades habitacionais, num investimento de mais de R$ 8 milhões, estão sendo executadas por meio de mutirões. A obra é um convênio que a prefeitura firmou com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), através do programa Pró-Lar Autoconstrução (Habiteto).

Todas as moradias construídas têm o mesmo tamanho e disponibilidade. Cada uma tem a área de 43,18 m², uma vez dividida em dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O terreno tem 200 m².

O programa Pró-Lar Autoconstrução é destinado, prioritariamente, a famílias com ganhos mensais entre um e três salários mínimos, que residem ou trabalham no município há pelo menos três anos, que não são proprietárias de imóvel e não dispõem de financiamento habitacional.

Os beneficiários têm um prazo de 300 meses para quitar o imóvel e as prestações são calculadas de acordo com a renda. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagam uma prestação de até 15% da renda. Quem ganha, por exemplo, um salário mínimo por mês (R$ 510,00) arca com prestações de R$ 76,50.

MTb-41900