04 MAR 2010
Doze municípios firmam, em Arealva, parceria com projeto educacional da Volkswagen
Coordenadores da Educação de doze municípios aderiram ao projeto
Município foi escolhido polo de formação de orientadores de leitura do projeto Entre na Roda

O município de Arealva, através da Prefeitura e Diretoria da Educação, sediou na manhã de hoje (4), às 10h30, no Salão Paroquial, um encontro com coordenadores de educação de doze municípios da região, para concretizar a adesão ao projeto Entre na na Roda, da Fundação Volkswagen e Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O objetivo do projeto é formar orientadores de leitura para que atuem nas escolas, e em outras instituições e espaços públicos da comunidade que, por meio de atividades diversificadas, estimulem em crianças, jovens e adultos o gosto pela leitura e sua competência como leitores.

Arealva, cidade que enviou em outubro passado um ofício solicitando a parceria, foi a escolhida para ser o polo do projeto na região, ou seja, o responsável em receber os municípios e organizar o centro de formação continuada dos orientadores de leitura.

Estamos contentes com essa parceria que firmamos com a Volkswagen e Cenpec, pois o projeto possibilita a todas as classes sociais e faixas etárias, sem distinção, o estímulo à leitura, formando multiplicadores de conhecimento, ressalta o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto.

O Entre na Roda oferece oficinas de capacitação que contemplem desde a organização das rodas de leitura, do acervo, até o trabalho com os diferentes gêneros discursivos como contos da tradição oral, contos modernos, crônicas, romances, textos dramáticos, poéticos, jornalísticos e de divulgação científica. Além de tudo isso, há momentos de reflexão e discussão da teoria e prática.

Segundo a coordenadora de projeto da Fundação Volkswagen, Cláudia Frederico, Arealva é a primeira cidade do interior a ser nomeada um polo de formação. É a primeira vez que formamos um pólo fora de São Paulo. Antes os municípios iam até a fábrica participar dos projetos, revela.

Além de Arealva, os municípios que participam no Entre na Roda são Avaí, Balbinos, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Ibitinga, Paulistânia, Piratininga, Pongaí, Reginópolis e Uru.

MTb-41900