01 ABR 2010
Arealva completa hoje 61 anos
Dia 1 de abril, feriado municipal, marca emancipação política e administrativa de Arealva

O município de Arealva comemora hoje, dia 1 de abril, mais um aniversário. São 61 anos de emancipação política e administrativa, resultado dos esforços de todos os arealvenses que lutaram, administraram e administram com mãos de ferro o território de 506,47 km².

Parabéns Arealva pelos 61 anos de emancipação. Gostaria de parabenizar principalmente o povo arealvense que batalha dia a dia por um município cada vez melhor, parabeniza o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto.

Nesses 61 anos de história, quem mais ganhou foi o povo, que atualmente soma 7.563 habitantes. Foram anos de trabalho e desenvolvimento sócio-econômico que trouxeram progresso ao município e qualidade de vida a população.

Atualmente, com o esforço da atual administração, podemos apontar Arealva como uma cidade próspera e em pleno crescimento, que ainda conserva sua característica tipicamente rural, tendo um povo acolhedor e hospitaleiro.

Comemoração com trabalho

Para comemorar os 61 anos de Arealva, a atual administração presenteia o município com obras que beneficiam a população, como a conclusão do Núcleo Habitacional Oliveiro Leutwiler, que abrigará 150 famílias, a construção de uma quadra poliesportiva no bairro Santa Isabel e a reforma geral da praça de lazer do Distrito de Jacuba.

As 150 casas populares estão concluídas, no aguardo de uma data que será definida pelo CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) para ser entregue às famílias.

O início das obras do ginásio de esportes de Santa Isabel já começou. Maquinários da prefeitura iniciaram a terraplenagem. A quadra será localizada no canto da praça de lazer do bairro.

A reforma da praça de Jacuba deve começar dentro de alguns dias.

Além dessas temos várias outras obras que se iremos iniciar neste ano. Todo nosso esforço é em prol do desenvolvimento município, da melhora da qualidade de vida da população, ressalta Dr. Elson.

Economia

As principais atividades econômicas do município são baseadas na agricultura, pecuária (corte e leite) e no turismo.

Parte da população trabalha na lavoura como diarista ou por safra, ocupando cargos de volante rural, arrendatários ou por conta própria. Estima-se que 50% da população têm serviço fixo. A renda mínima familiar gira em torno de um a três salários mínimos.

No município existem aproximadamente 700 propriedades rurais, com destaque à produção de cana-de-açúcar, laranja, milho, alho, feijão, soja e hortifrutigranjeiros em geral. Na pecuária, o plantel atinge 30 mil cabeças de gado. Outra atividade econômica que cresce aceleradamente em Arealva é a criação de frangos de granja.

Hoje, o município conta com mais de 120 casas comerciais. Além disso, as indústrias de bordado, confecções, abatedouro de aves, indústrias de móveis, fabricação de acrílico e de implementos agrícolas são as responsáveis por um número considerável de empregos.

Outra atividade econômica do município é o turismo. Por ser banhado pelo Rio Tietê, muitos visitantes procuram pela prainha de Arealva, uma vez que se tornou ícone de lazer na região. Sem contar com os diversos ranchos de veraneio também localizados às margens do rio, movimentando assim, o comércio local.

História

Chamado de Soturna, o surgimento do município ocorreu em 1867. O nome do povoado se deu pela proximidade do trecho do rio Tietê, onde havia uma ilha chamada Soturna. Nessa época, o território pertencia a Pederneiras, comarca de Jaú.

Em 1870, a família Prestes (Manuel e João Cândido), realizou uma doação de 10 alqueires de terras para o bispado de Botucatu para se constituir como patrimônio, sob a invocação de Santa Catarina, em 20 de Dezembro de 1911.

Em 24 de dezembro de 1924, o Distrito de Soturna passou a

pertencer a Iacanga - quando ocorreu sua municipalização. Logo depois, em 1927, Iacanga e, consequentemente, Soturna, passaram à jurisdição do município de Pederneiras que acabara de se titularizar comarca.

Em 24 de Dezembro de 1948, finalmente foi assinada a Lei nº233, que levou o distrito de Soturna à categoria de município com o nome de Arealva. Esse nome originou-se da existência de "AREIA ALVA" (areia branca, clara) nas praias da ilha que deu o primeiro nome ao povoado.

Em 1 de Abril de 1949, tomou posse o primeiro Prefeito do município, Job Garcia de Almeida, juntamente com a Câmara Legislativa composta por 13 vereadores.

De lá pra cá foram quinze legislaturas, sendo que atualmente e, pela terceira vez, o município é administrado por Elson Banuth Barreto.

MTb-41900