05 MAI 2010
Executivo arealvense adquire triturador de galhos
Maquinário permitirá melhorias nas condições de operação do aterro sanitário

A Prefeitura de Arealva adquiriu, no mês passado, um triturador de galhos - importante maquinário que irá garantir um destino mais útil e econômico aos restos orgânicos das podas realizadas no município.

A aquisição se deu graças a um convênio celebrado com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop),

Esse maquinário será muito importante para o município, pois todos os galhos e demais restos de poda serão triturados, uma vez que poderão ser utilizados como fonte de energia, diz o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto.

O triturador de galhos, da marca Vermeer, custou o equivalente a R$ 47,5 mil. Ele representa economia de combustível utilizado no transporte da poda de árvores e, consequentemente, uma maneira eficaz de diminuir a poluição, além de ser uma alternativa inteligente para o meio ambiente.

Ainda, com a trituração de galhos haverá uma grande melhora nas condições de operação do aterro sanitário. Além disso, pode ser aplicado diretamente no solo. O material ajuda a manter a umidade, dificulta a germinação de plantas daninhas e, quando decomposto, transforma-se em adubo orgânico.