05 MAI 2010
Núcleo Habitacional “Oliveiro Leutwiller” foi inaugurado na última sexta
Foto Noticia Principal Grande
Secretário Lair Krähenbühl e prefeito Dr. Elson na entrega da chave da moradia a uma futura moradora
Solenidade de entrega das 150 moradias contou com a presença do Secretário da Habitação Lair Krähenbühl e do deputado estadual Pedro Tobias

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Prefeitura de Arealva entregaram, na manhã da última sexta, 30, as chaves das 150 moradias aos futuros moradores do Núcleo Habitacional Oliveiro Leutwiller.

A solenidade contou com a participação de várias autoridades, entre eles, o Secretário de Estado da Habitação Lair Krähenbühl, do deputado estadual Pedro Tobias (PSDB), do ex-deputado Carlos Braga e do prefeito de Arealva Dr. Elson Banuth Barreto.

O prefeito Dr. Elson destacou a importância do trabalho social realizado pela CDHU. Sabemos que mais de 95 % das famílias que aqui irão residir ganham até três salários mínimos, por isso é que cumprimento a Secretaria de Habitação por este trabalho que é de grande alcance social, ressalta. Nesse núcleo tem tudo que uma família precisa para morar com qualidade de vida, completa.

No ato inaugural, o deputado Tobias aproveitou a presença do secretário para reivindicar a construção de um centro comunitário. Prontamente foi atendido.

Nós vamos construir um centro comunitário em Arealva, todo acessível para deficientes e com computadores do Acessa São Paulo (programa de inclusão digital) disponível à população, prometeu Krähenbühl.

Ainda, o secretário elogiou a gestão municipal pelas benfeitorias que foram oferecidas ao Núcleo. O modelo de gestão do prefeito Elson é exemplar. Com a economia que fez, soube aplicar o dinheiro em melhorias para os futuros moradores, como pavimentação, galeria, muros de divisão de lotes, entre outros benefícios.

No mesmo dia, mas à noite, a comunidade pode participar de um mega show com a famosa dupla Érick & Léo.

Unidades Habitacionais

Os imóveis entregues têm 43,18 m² cada. Sendo divididos em sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios. O Núcleo foi construído por meio do Programa Parceria com Municípios.

As casas possuem sistema de aquecimento solar para água do chuveiro e um acabamento que inclui piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha e banheiro e forro de PVC. O local também recebeu projeto paisagístico, calçadas e jardim.

O investimento no Oliveiro Leutwiller foi na ordem de 3,7 milhões, recursos que a CDHU repassou à prefeitura, que doou o terreno e administrou a obra, uma vez construído por meio de mutirões.

O programa da CDHU é destinado às famílias com renda de um a dez salários mínimos, com prioridade para aqueles que ganham até três. As prestações têm o subsídio do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Os contemplados terão até 25 anos para quitar o financiamento. As famílias que ganham até três salários pagam 15% da renda. O valor da menor prestação é de R$ 76,50.