11 MAI 2010
Santa Casa celebra convênio de R$ 70 mil com governo estadual
Verba será utilizada para a compra de equipamentos, no caso, monitor multiparâmetro, aparelho anestésico e respirador mecânico

O prefeito Dr. Elson Banuth Barreto acompanhou o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Arealva, Luiz Fernando Cardoso Duarte, na tarde de ontem, 10, até o Departamento Regional de Saúde (DRS-6), sediado em Bauru, para a assinatura de um convênio no valor de R$ 70 mil com o governo estadual, por meio da Secretaria da Saúde.

Conforme informações da Santa Casa, o dinheiro será utilizado para a compra de equipamentos, como o monitor multiparâmentro, utilizado na monitoração eletrocardiograma (controle dos batimentos cardíacos), controle de saturação de oxigênio (a pressão do oxigênio que circula no organismo), temperatura corpórea e pressão arterial, além de analisar a quantidade de gases anestésicos que circulam no organismo do paciente alertando para o excesso ou falta deles.

Também será adquirido um aparelho anestésico e um respirador mecânico, o segundo auxilia a ventilar um paciente que esteja em desconforto respiratório ou insuficiência respiratória, bem como, aqueles que não apresentem uma ventilação pulmonar adequada. Este respirador pode até manter um paciente respirando artificialmente, diz o prefeito Dr. Elson, que é médico.

O convênio foi realizado através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Pedro Tobias (PSDB). Além de Arealva, outros seis municípios também foram contemplados, totalizando R$ 635 mil em convênios.

Pedro Tobias disse que os recursos irão ajudar a minimizar os problemas enfrentados pelas tradicionais instituições de saúde devido à defasagem na tabela de procedimentos pagas pelo Ministério da Saúde. Esses recursos serão aplicados no custeio e novos investimentos dos hospitais e dos municípios contemplados, visando aumentar a resolutividade local e prestando atendimento mais digno e humanizado à população, ressaltou o parlamentar.

MTb - 41900