12 MAI 2010
Prefeitura constrói galeria de águas pluviais na região central
Galeria resolverá antigo problema de transbordamento das ruas, ocasionadas pelas chuvas

A Prefeitura de Arealva deu o pontapé inicial, em meados de abril, numa importante obra de infraestrutura urbana considerada há anos, prioridade para a cidade. Trata-se da construção da galeria de águas pluviais da região central, que resolverá um antigo problema de transbordamento de vias públicas e adjacências, ocasionados pelas chuvas.

Quando chove bastante a região central da cidade passa por momentos de caos, uma vez que o volume de água que desce pelas enxurradas é muito alto. Com a galeria o problema irá acabar, pois as águas das chuvas vão ser captadas no ponto alto da cidade, por meio de bueiros, explica o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto.

Para a realização da obra, a gestão municipal firmou um convênio de R$ 282 mil com a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, no qual liberou R$ 250 mil e, de contrapartida, o Executivo desembolsou o restante, ou seja, R$ 32 mil.

A obra, que terá 1267 m de rede de galerias, está no trecho da rua Jacinto Ribeiro de Barros, entre a João Basílio e Wasni de Almeida Silva.

Ela começou nas proximidades da Sabesp (Jacinto Ribeiro de Barros) e, no momento, está em frente até o PSF II (Unidade de Saúde Central) -, depois continua pela Wasni de Almeida Silva. Neste logradouro seguirá por três quarteirões, até encontrar com a Eliazar Braga. Além dessas, a rua Arthur Robton acomodará, somente em um quarteirão entre a Jacinto Ribeiro de Barros e a Domingos Marques - , parte da galeria, assim como a Domingos Marques entre a Arthur Robton e a João Basílio.

Esse trecho será suficiente para dirimir os problemas causados pelas enxurradas das chuvas, garante o engenhiro civil municipal Luiz Carlos Besson. Essa obra é um antigo anseio da população. Podemos dizer que há diversos anos o povo reivindicava providências. Agora está sendo resolvido pela administração do prefeito Dr. Elson, completa.

Conforme Besson, a construção da galeria consiste na inserção bocas de lobo que irão captar as águas das chuvas e de manilhas de concreto sob o solo que conduzirão até serem despejadas no Córrego Soturna.

MTb- 41.900