10 JUN 2010
Prefeitura de Arealva irá montar cinema gratuito
Município foi contemplado com o programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura

Através do trabalho da administração municipal, por meio da Diretoria Municipal de Cultura, Arealva foi contemplada com o programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, que consiste numa sala de projeção para exibição semanal e gratuita de filmes nacionais e estrangeiros.

O município recebeu, no último dia 3, o kit de cinema do programa. Os equipamentos serão montados no Clube da Terceira Idade Renascer. Recebemos dias atrás o kit de cinema e em breve estaremos montando para exibir de graça, diversos filmes à comunidade, frisa o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto. Essa sala de exibição de filmes é muito importante para Arealva, pois além de valorizar e promover a sétima arte estará fomentando a cultura e ampliando as oportunidades de entretenimento na cidade, completa.

O kit de cinema é composto por tela para projeção de 210 polegadas (4x3m), projetor de vídeo digital, aparelho leitor de DVD, mesa de som de quatro canais, quatro caixas de som com potência de 250 watts, amplificador com 1200Wrms de potência, dois microfones sem fio de alcance de 150 metros, dois pedestais para caixas acústicas e uma câmera filmadora digital, além de um acervo com 104 filmes em DVD oferecidos pela Programadora Brasil órgão da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura que disponibiliza filmes e vídeos para pontos de exibição audiovisual (escolas, universidades, cineclubes, centros culturais, pontos de cultura) de circuitos não-comerciais.

Para o funcionamento do programa Cine Mais Cultura, o Ministério da Cultura exige que os Cines (salas de exibições) cumpram algumas obrigações, como realizar no mínimo uma sessão semanal fixa ao longo de dois anos, garantir que pelo menos 60% do conteúdo exibido ao longo de cada ano seja de produção audiovisual brasileira, fazer um relatório de todas as sessões e responder uma pesquisa trimestral temática e enviar ao programa.

Conforme o Diretor Municipal de Cultura Edílson Medeiros o salão do Clube da Terceira Idade será adaptado. Teremos que inserir umas cortinas pretas nas paredes quando houver sessão, porque a sala tem de ser escura, como as de cinemas, explica.

O diretor afirma que os monitores já foram capacitados, mas os equipamentos ainda serão instalados. O Cine deverá começar a funcionar no fim do mês de julho e será aberta a toda comunidade, adianta.