20 JUL 2010
Construção da galeria de águas pluviais chega à fase final
Administração municipal garante que ruas utilizadas para a acomodação da galeria receberão recapeamento asfáltico

A administração do prefeito Dr. Elson Banuth Barreto, preocupada em atender as reivindicações dos arealvenses, está concluindo mais uma importante obra de infraestrutura urbana. Trata-se da galeria de águas pluviais da região central, que está praticamente pronta, faltando apenas a construção de algumas bocas de lobo (bueiros) e caixas de contenção de água.

A galeria, que tem o total de 1267 metros de extensão, segue com suas obras na rua Wasni de Almeida Silva, nas proximidades do cruzamento com a rua Eleazar Braga. Os servidores municipais estão terminando os bueiros nesta rua. Após isso, a galeria estará pronta, afirma o engenheiro civil municipal Luiz Carlos Besson.

Conforme o prefeito municipal todas as ruas que acomodaram a rede da galeria passarão por uma recuperação asfáltica. Através de um convênio já firmado, iremos realizar o recapeamento das ruas que foram abertas para acomodação da galeria e também de outras ao redor que estão precisando, adianta o prefeito. Nossa intenção é realizar o recapeamento algumas semanas após a conclusão da galeria, frisa.

Para receber a nova camada asfáltica, outra equipe da prefeitura está nivelando e acertando as ruas onde a galeria já está pronta. No caso, quatro quarteirões da Jacinto Ribeiro de Barros, um da Arthur Robton, um da Domingos Marques e um da Avenida da Saudade. Estamos acertando essas ruas para adiantar as obras de recapeamento, além de melhorar o tráfego de veículos, ressalta Besson.

Dr. Elson afirma que durante a obra todos os cuidados necessários foram tomados para confortar os moradores. Por ser uma época de estiagem a formação da poeira é inevitável, principalmente com o trabalho que realizamos que foi o de enterrar as manilhas sob o solo, mas tomamos os cuidados e molhamos, e continuamos a molhar as ruas com o trator pipa mais ou menos três vezes ao dia, no intuito de amenizar os transtornos aos moradores, frisa Dr. Elson.

Estamos muito contentes com o término dessa obra, pois sabemos o quanto a galeria é importante para Arealva. Agora os problemas irão acabar, ou seja, as enxurradas que eram ocasionadas nas épocas de chuvas não se formarão mais, pois a galeria irá captar as águas em vários pontos da região central, diz o prefeito Dr. Elson.

Para a realização da obra, a gestão municipal firmou um convênio de R$ 282 mil com a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, no qual liberou R$ 250 mil e, de contrapartida, o Executivo desembolsou o restante, ou seja, R$ 32 mil.