13 AGO 2010
Término da subestação de energia de Arealva está previsto para dezembro
Subestação acabará com o problema de queda e oscilação de energia, que se tornou comum no município

Uma das principais reivindicações da administração do prefeito de Arealva Dr. Elson Banuth Barreto junto às empresas privadas que oferecem serviços ao município, está sendo atendida. A concessionária de energia CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) está construindo, desde maio, a importante subestação de energia elétrica, que está prevista para ser entregue em dezembro. Tudo isso para confortar e melhorar a qualidade de vida dos arealvenses.

A subestação, localizada a pouco mais de mil metros da cidade, na estrada rural que liga o município com Iacanga, acabará com os problemas de queda e oscilação de energia, que é constante no município.

Segundo o Técnico em Eletrotécnica e encarregado da obra, Claudinei Everaldo da Cruz, que trabalha na empresa VP Energia responsável pela obra -, a subestação de energia serve como ponto de controle e transferência em um sistema de transmissão elétrica, direcionando e controlando o fluxo energético. Ela recebe a energia elétrica da usina hidrelétrica e envia às residências a potência estipulada sem que haja oscilações.

A energia consumida pelo município chega por uma linha de transmissão muito antiga, sem um controle de transmissão. Por ser uma linha defasada, a queda de energia se tornou habitual em épocas de chuva, ficando Arealva por horas no escuro. Mesmo neste período de estiagem, as quedas também ocorrem. Com menos frequência.

Esta esperada obra irá proporcionar a solução de todos os problemas na queda de energia, ficando Arealva livre da escuridão, afirma o prefeito Dr. Elson.

Conforme informações da CPFL a subestação terá potência de 6.250 kva e dois alimentadores de 15 kv. Os 23 quilômetros de extensão da linha de transmissão de 34,5 kv, que ligará a subestação de Arealva à de Iacanga, já estão disponíveis. Essa nova linha substituirá a utilizada atualmente, uma vez que não foi reaproveitada por ser muito antiga e acarretar diversos problemas de transmissão.

Para a construção da subestação de Arealva, a CPFL, responsável pela obra, investirá cerca de R$ 1,6 milhão.