18 AGO 2010
Escola Manoel Limão, do bairro Santa Isabel, conta com sala de informática
Foram instalados cinco computadores para promover a inclusão digital dos alunos do bairro

A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Manoel Limão, do bairro Santa Isabel, conta desde o início do 2º semestre deste ano, com uma sala de informática e uma pequena biblioteca.

Conforme a diretora da EMEF, Silmara Marmol de Oliveira, o espaço foi adaptado para promover, além da leitura por conta biblioteca, a inclusão digital dos 77 alunos matriculados na instituição de ensino. Com a implantação da sala de informática em uma área improvisada, os professores podem agora trabalhar as TICs ( Tecnologias de Informação e Comunicações) com seus alunos, diz a diretora.

No total são cinco computadores, do sistema operacional Linux, uma impressora e acesso à internet que foram conseguidos pela Prefeitura, no ano passado, através do programa federal Proinfo Rural - que tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Os computadores foram instalados em Santa Isabel em setembro do ano de 2009, mas ficavam sem utilidade devido ao acesso distante dos alunos. Daí implantamos essa sala na escola, conta a diretora. Embora contar com um sistema operacional (Linux) não muito conhecido, através do trabalho dirigido do professor, os alunos começaram a fazer algumas atividades que já foram trabalhadas em sala de aula e terminadas na sala de informática, completa.

Segundo a diretora esse trabalho realizado na escola Manoel Limão é de extrema importância, pois realiza a inclusão digital, uma vez que 100% dos alunos são da zona rural e a maioria nunca tive acesso a essa tecnologia. Para alguns alunos esse contato com a tecnologia foi o primeiro na vida deles, afirma.