08 NOV 2010
Doze municípios se reúnem amanhã para último encontro de formação de orientadores de leitura
Reunião irá ocorrer no Salão Paroquial, a partir das 9h. Projeto de formação foi oferecido pela Fundação Volkswagen e Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)

Os doze municípios que compõem o polo de formação do Projeto Entre na Roda em Arealva (Arealva, Iacanga, Reginópolis, Avai, Balbinos, Cabrália Paulista, Paulistânia, Piratininga, Pongaí, Uru, Lençóis Paulista e Ibitinga) se reúnem amanhã (9), a partir das 9h, no Salão Paroquial, para participar do último dos oito encontros para a formação de orientadores de leitura.

A Prefeitura de Arealva, através da Diretoria Municipal da Educação, criou uma pauta para este encontro, que vai desde a exibição de estandes com os trabalhos referentes à roda até apresentação de rodas de leitura, preparadas por educadores das cidades de Arealva, Iacanga e Reginópolis.

Um almoço de confraternização na Prainha Municipal encerrará as atividades do projeto.

O Entre na Roda, idealizado pela Fundação Volkswagen e dirigido pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), oferece apoio a secretarias municipais, estaduais e a instituições para formar orientadores de leitura, entre educadores, bibliotecários e voluntários da comunidade para que atuem em diferentes espaços escolas, bibliotecas, associações, hospitais, asilos etc. , estimulando o gosto pela leitura.

Por meio do trabalho sistemático com diferentes portadores e gêneros textuais, amplia o universo cultural, desenvolvendo capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos, fortalece a parceria entre unidades educacionais e comunidade, na perspectiva da educação integral, estimulando o conhecimento e a valorização da cultura local.

Ao longo de oito encontros, o projeto forma orientadores de leitura, fornecendo material de apoio e acompanhamento. As oficinas contemplam desde a organização das rodas de leitura, do acervo, até o trabalho com diferentes gêneros. Além da vivência das rodas e de outras atividades de leitura, são promovidos momentos de reflexão e discussão da teoria e da prática, informa o release da Fundação Volkswagen.

Serviço: O Salão Paroquial fica localizado na Praça Didimo Maulaz Silva, 780 Centro

____________________________

Assessor de Imprensa da PMA