20 JAN 2011
Prefeitura repassará R$ 671 mil à entidades sociais
A subvenção será destinada a APAE, Clube da Terceira Idade, Vila Vicentina e Santa Casa de Misericórdia

Em sessão extraordinária ocorrida na noite de ontem, 19, a Câmara de Vereadores de Arealva aprovou quatro projetos de Lei referentes ao repasse de R$ 671 mil em subvenções, a quatro entidades sociais e filantrópicas do município. Dos projetos, apenas um não teve a unanimidade.

O Executivo irá repassar durante o ano de 2011, em dotações mensais, R$ 106 mil a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), R$ 35 mil a Vila Vicentina, R$ 30 mil ao Clube da Terceira Idade Renascer e R$ 500 mil a Santa Casa de Misericórdia. Esta última é referência na prestação de serviços de saúde à comunidade, pois atua como Pronto Socorro Municipal.

Os projetos de repasse da APAE, Vila Vicentina e Clube da Terceira Idade foram aprovados por unanimidade pelo Legislativo Municipal, mas o da Santa Casa pela maioria absoluta, ou seja, foram quatro votos a favor e quatro contra, necessitando do voto de minerva do presidente Eliseu Gonçalves (PSDB).

Os vereadores da situação Sandres Juliano Felix (DEM), Valdecir Marmol (PSDB), Elson Geraldi (PSDB) e Antonio Donizete Giatti (PSDB) apoiaram o repasse. Já Lázaro Limão (PP), Anderson Jorge (PPS), Vanderlei Rizzato (PTB) e João Coutinho dos Santos (PTB) votaram contra o repasse de subvenção à Santa Casa.

O autor dos projetos, o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto (PSDB), lamenta a votação contrária dos vereadores da oposição. A instituição Santa Casa de Misericórdia de Arealva, que presta serviço de saúde à população, não pode deixar de receber essa verba. Se o problema da oposição é político ou pessoal contra o prefeito, a Santa Casa não pode sofrer tais conseqüências, pois com essas atitudes quem sofrerá é a comunidade, dispara o prefeito.

Conforme o provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Cardoso Duarte, a instituição necessita desse dinheiro para atuar como Pronto Socorro. Com a municipalização da saúde, é de responsabilidade da Prefeitura manter esse tipo de serviço, explica.

A instituição não tem condições de manter o atendimento sem que haja a subvenção do Executivo, mesmo assim, para complementar o custo das despesas, realizamos campanhas para arrecadar fundos para a Santa Casa, ressalta Duarte.