11 FEV 2011
CRAS levará seus serviços à zona rural
Famílias de Jacuba, Santa Isabel e Marilândia serão atendidas todas as terças, no período da tarde, a partir de março

Através do projeto Acessibilidade em Ação, a Diretoria Municipal de Assistência Social irá iniciar no mês de março, um trabalho inovador que desenvolverá as ações e serviços do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) nas comunidades rurais do município.

Os atendimentos serão realizados todas as terças, no período da tarde, nos bairros Marilândia, Santa Isabel e distrito de Jacuba, por uma equipe multiprofissional, composta por assistente social, psicólogo e monitores. São três equipes que irão se revezar nos bairros durante o mês, explica a Diretora Municipal de Assistência Social, Fernanda Meneguetti.

Conforme a diretora o CRAS irá realizar cadastros das famílias em programas de transferência de renda, orientações sobre Previdência Social, encaminhamento a serviços e políticas públicas, atendimentos psicológicos e sociais, palestras, grupos de convivência, ações de cultura, esporte e lazer, promover acessibilidade, providências quanto a documentos pessoais, oficinas de capacitação profissional, entre outras.

As famílias que serão assistidas pelo projeto são aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade, famílias com pessoas com deficiência, que recebem benefícios de programas de transferência de renda do governo (Bolsa Família, Ação Jovem, Renda Cidadã, dentre outras) e as que já participam ou participaram do CRAS.

Trabalharemos e acompanharemos as famílias desses bairros e também aquelas que moram nas propriedades rurais ao redor destes. Posteriormente, iremos estudar a possibilidade de estar levando os serviços do CRAS em outros bairros rurais, diz a diretora.

O objetivo do CRAS é prover serviços para famílias, indivíduos ou grupos, além de contribuir com a inclusão dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais em área urbana e rural e assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família e que garantam a convivência familiar e comunitária.