24 FEV 2011
Governo Dr. Elson oferece mais um ano de passe escolar gratuito até Bauru
Neste ano, Prefeitura oferece transporte de graça a mais de 240 estudantes, divididos nos períodos da manhã, tarde e noite

A administração do prefeito Dr. Elson Banuth Barreto, pensando em ajudar a diminuir os custos dos estudantes, oferece pelo terceiro ano consecutivo (2009-2011) o passe escolar gratuito até Bauru, ou seja, eles não pagam nenhum tipo de tarifa pelo transporte intermunicipal.

Segundo pesquisa da Prefeitura, Arealva é o único município da região que oferece de graça esse tipo de transporte, uma vez que desembarcam e embarcam os estudantes, em suas respectivas instituições de ensino.

A medida, segundo o prefeito, é um incentivo e auxílio aos alunos residentes em Arealva que necessitam de transporte para a frequência em suas respectivas escolas profissionalizantes, universidades, entre outros graus de formação acadêmica e intelectual. Oferecemos essa isenção porque apostamos no sucesso acadêmico-profissional dos estudantes arealvenses, além de saber os gastos que estudar fora do município proporciona, frisa Dr. Elson. Nosso trabalho está pautado em garantir o amplo acesso desses alunos as suas instituições de ensino, sem custo algum no transporte intermunicipal.

Para se ter ideia de gasto com o transporte até Bauru, em 2008 - um ano antes do início da gestão Dr. Elson - os alunos pagavam R$61,00 válidos para 20 dias de transporte. Eles gastavam R$3,05 por dia (ida e volta). Se um estudante viajasse dez meses do ano, utilizando 20 passes por mês, no final a despesa seria de R$ 610,00. Dinheiro esse que, desde 2009, é economizado.

Conforme a Diretoria Municipal da Educação, o passe é liberado ao estudante mediante a comprovação de frequência na unidade escolar onde está matriculado. O cadastro do passe escolar gratuito é realizado na Diretoria Municipal de Ensino. O estudante tem que comprovar a freqüência na instituição de ensino para ter direito ao transporte gratuito, explica o Diretor da Educação, Antonio Arthur Fernandes.

Atualmente, a Prefeitura disponibiliza diariamente dois micro-ônibus para os 49 alunos que utilizam o transporte gratuito no período da manhã, um micro à tarde para oito e quatro ônibus à noite para a locomoção de 189 estudantes. No total, a gestão Dr. Elson oferece o transporte de graça até Bauru a 246 alunos.

Esse número de alunos que se utilizam desse transporte aumenta no decorrer do ano, uma vez que arealvenses ingressam em cursos de curta duração, revela Fernandes.

Segundo Dr. Elson, essa ação inédita no município, que começou no 1º ano de sua administração (2009), irá continuar beneficiando centenas de estudantes em 2012.