06 JUL 2011
Arealva recebe expedição de velejadores
Grupo de 22 pessoas, a bordo de sete veleiros, uma lancha e uma traineira, pretende navegar cerca de 500 Km em 15 dias

Arealva recebeu ontem (5), por meio das águas do Rio Tietê, a 2ª Expedição Cruzeiro 2011, composta por uma tripulação de 22 pessoas que estavam a bordo de sete veleiros, uma lancha e uma traineira. A ação é organizada pela ABVC (Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro), regional Interior.

O grupo, que atracou por volta das 18h na Prainha Municipal, jantou no Quiosque da Irma e se reuniu com o vice-prefeito Paulo Ramón Gimael, presidente da Câmara Eliseu Gonçalves e vereador Pança, para explicar sobre a expedição. Depois, pernoitou no rancho da senhora Conceição de Oliveira.

Com a saída no dia 3 de julho, do Clube de Campo Água Nova, de São Manoel, a expedição pretende navegar cerca de 500 Km pela Hidrovia Tietê-Paraná, uma vez que completará o percurso no dia 17 deste mês quando chegará ao município de Ilha Solteira, próximo à divisa com o estado de Mato Grosso do Sul.

Conforme o organizador da expedição, o comodoro Paulo Fax, são vários os objetivos da viagem pluvial, como fomentar o turismo náutico (dar incentivo às cidades menores para a abertura da hidrovia), ser uma escola aos navegadores (troca de experiências), formular um guia de turismo náutico da hidrovia e explorar todas as curiosidades do trajeto (caráter educativo).

Diferente da 1ª edição da expedição, que ocorreu em 2009 com apenas quatro veleiros, segundo o comodoro a novidade é a semelhança com um cruzeiro, permitindo que os velejadores levem suas embarcações e participem com suas famílias, amigos e companheiros. Foi até aberto a tripulantes que nunca navegaram. Alguns se inscreveram e demos a oportunidade de participar, comenta Fax. Como a expedição sempre para nas cidades, poderá haver embarque e desembarque de pessoas ao longo do percurso, frisa.

A expedição tem a meta de navegar cerca de 50 Km por dia. Na manhã do mesmo dia em que chegaram a Arealva, os velejadores haviam saído do BTC (Bauru Tênis Clube), em Pederneiras. Hoje (6) partiram para Iacanga, onde ficarão por dois dias.