11 NOV 2011
Prefeito Dr. Elson assina convênio para construção de mais uma creche em Arealva
É a 2ª creche que a administração Dr. Elson conquista para o município em menos de 3 meses

Um feito inédito em investimento na educação arealvense. Isso resume o trabalho da administração Dr. Elson Banuth Barreto, que conquista a segunda creche para o município, em menos de três meses.

Na última terça-feira, 8, o prefeito Dr. Elson assinou na capital paulista, no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), na presença do secretário Rodrigo Garcia e do representante da Secretaria de Estado da Educação, Afonso Carrijo, um convênio com governo estadual na ordem de mais ou menos R$ 1 milhão, para a construção de mais uma creche em Arealva. A conquista teve o apoio do deputado estadual Pedro Tobias (PSDB).

O complexo educacional, que atenderá cerca de 100 crianças de 0 à 5 anos, será erguido no terreno atrás da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) João Pereira de Souza Leão.

Este convênio faz parte do programa Creche Escola, desenvolvido em conjunto com as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e da Educação e Prefeitura. A primeira realiza o diagnóstico para a indicação, a segunda libera recursos para a construção e mobiliários da creche, e a Prefeitura viabiliza o terreno para a construção, apresenta o plano de trabalho da unidade de Educação Infantil e se compromete a custear as despesas para seu funcionamento.

Conforme o prefeito Dr. Elson o objetivo da construção da creche é garantir o direito da criança à educação e da família de manter seus filhos em equipamentos púbicos adequados, além de propiciar a mãe trabalhadora, segurança e tranquilidade no trabalho.

Em agosto deste ano, o prefeito Dr. Elson assinou outro convênio. Desta vez com o governo federal, no valor de aproximadamente R$ 615 mil, para a construção da primeira creche, cujos recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino (FNDE).

Essa escola de educação infantil que será levantada atrás do ginásio de esportes Francisco Alves Roberto Chicão -, faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), cujo principal objetivo é prestar assistência financeira para construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas.

Conforme informações do engenheiro municipal, Robson Faria Prestes, o início desta obra se dará em 2012, provavelmente em janeiro. Esta unidade terá a capacidade de atender cerca de 60 alunos em tempo integral.

A nossa creche, a Nossa Senhora Auxiliadora, é muito antiga e nada adiantaria reformá-la por ser muito defasada. Por isso que há tempos estávamos tentando firmar convênios para a construção de creches no município, comenta Dr. Elson. A nossa reivindicação foi atendida em dobro e estamos felizes por esta conquista inédita, que beneficiará centenas de crianças, comemora.