27 DEZ 2011
Projeto de saúde bucal do município entrega as primeiras próteses gratuitas
Objetivo é entregar, até o fim de 2012, cerca de 200 próteses totais

Um presente de fim de ano àqueles que realmente querem sorrir. Próteses totais (dentaduras) gratuitas. Foi isso que Prefeitura de Arealva, por meio da Diretoria Municipal da Saúde, entregou na tarde de ontem (26), na Unidade Básica de Saúde Dr. Amélio Tanganelli (PSFII), a dois pacientes da área odontológica.

A entrega contou com a presença do prefeito Dr. Elson Banuth Barreto e da Diretora Municipal da Saúde, Sandra Meneguetti.

Esta ação, que teve início em novembro, faz parte do projeto municipal Saúde Bucal, cujo objetivo é devolver à estética, fonética e mastigação aos desdentados. Sendo assim, pretende entregar até o fim de 2012 cerca de 200 próteses, priorizando os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) mais carentes.

Clarice Miranda da Silva, 61 anos, moradora de Jacuba, foi a primeira paciente a receber as próteses. Ela ganhou a dentadura superior e inferior. Já Paulo Donizete Malep, o segundo paciente contemplado, precisou apenas da superior.

Silva, que aos 46 anos de idade começou a utilizar prótese total, disse que adorou o par que recebeu do projeto. As duas próteses ficariam em torno de R$ 800,00 à R$ 1 mil se fosse pagar e eu não tinha condições. Adorei e recomendo aqueles que não têm condições de pagar a procurar o projeto, diz a contemplada.

Segundo a coordenadora odontológica do município, a cirurgiã-dentista Juliana Gimenez Galzerano, o projeto pretende atender 100% da população arealvense, priorizando inicialmente os mais carentes.

Até fevereiro de 2012 entregaremos 45 próteses. Dando continuidade ao longo do ano, devemos entregar uma média de 16 ao mês, revela a coordenadora.

Além do projeto de prótese total, há outro que, desde outubro, está em funcionamento o atendimento endodôntico (tratamento de canal de dentes anteriores e pré- molares).

Galzerano explica como fazer para participar desses dois benefícios oferecidos pela área municipal da saúde. Para ter acesso a esses novos tratamentos o paciente deve procurar um dentista da rede pública para que o profissional faça o encaminhamento para a especialidade, seja ela, endodontia ou prótese total. Todos os casos de endodontia estão sendo agendados, já os casos de prótese, devido a grande demanda, necessitam de uma avaliação social.

Todos os casos endodônticos que foram encaminhados já estão sendo tratados ou tem agendamento para no máximo 15 dias, acrescenta a dentista.

Odontologia no município

A população de Arealva está 100% coberta pelo Programa de Saúde da Família (PSF), contando com uma equipe de Saúde Bucal cadastrada no programa e ainda outros cinco dentistas atendendo nos postos de saúde e escolas municipais.

Temos programas que atendem desde a gestante e o bebê, as crianças da creche, do berçário, das escolas municipais, aos escolares do ensino médio, a população adulta e aos idosos, informa a coordenadora.

Segundo Galzerano essas especialidades (prótese total e endodontia) complementam a área odontológica municipal, oferecendo aos usuários os mais diversos tratamentos de saúde bucal.

________________________

Assessor de Imprensa da PMA