16 FEV 2012
Começou a coleta seletiva no distrito de Jacuba e bairros rurais
Fique atento aos dias e o tipo de lixo que será recolhido em seu bairro

Nesta semana, a Prefeitura Municipal, com o apoio do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), estendeu o trabalho de coleta seletiva no Distrito de Jacuba e alguns bairros e condomínios rurais, como Marilândia, Santa Isabel, Condomínio Riviera do Tietê, Recanto Primavera, Praia e Ribeirão Bonito.

O horário de recolhimento não mudou. O que foi modificado foram os dias para a coleta dos orgânicos e recicláveis (veja box abaixo).

Locais

Lixo Orgânico

Lixo Reciclável

Jacuba

Quartas

Santa Isabel

Quartas

Cond. Riviera do Tietê

Recanto Primavera

Praia

Ribeirão Bonito

Quintas

Marilândia

Quintas

A separação do lixo é muito fácil e simples. É necessário que o cidadão separe o orgânico (molhado) do reciclável (seco), ou seja, tudo que for orgânico, como restos de comida, cascas de frutas, papel de banheiro, entre outros, tem que ser inserido num saco de lixo. Em outro saco, colocar somente os recicláveis, que são as garrafas pet, papel, papelão, vidro, latas de metais, latas de alumínio, embalagens de longa vida (leite e sucos de caixinha), plásticos, etc.

Assim como acontece na cidade, é necessário que se coloque o lixo certo, no dia certo. Exemplo: em Jacuba o orgânico será coletado nas segundas e sextas, e o reciclável nas quartas. Caso o lixo reciclável estiver no cestinho de rua no dia errado, o caminhão não realizará a coleta, e vice-versa.

O lixo separado pela população e recolhido pelos caminhões da Prefeitura e levado à Reciclagem Municipal para que ocorra a destinação final correta dos resíduos.

Conforme a presidente do Comdema, Luana Boiani, a maioria da população da cidade está realizando corretamente a separação do lixo. Cerca de 80% da população de Arealva está separando corretamente o lixo. A tendência é aumentar, pois estamos realizando campanhas de conscientização e distribuição de folders explicativos, frisa. A natureza é quem ganha com essa atitude.

________________________

Assessor de Imprensa da PMA