01 MAR 2012
Prefeitura de Arealva trabalha na criação de uma brigada de incêndio
Para a formação da brigada, o Executivo conta com a parceria do Corpo de Bombeiros de Bauru

Na época de estiagem é comum presenciar em nosso município queimadas em pastagens e em beiras de estradas, ocasionadas por descuidos humanos, como lançar bitucas de cigarros nesses locais ou atear fogo propositalmente. Além disso, em menor escala, ocorrem pequenos incêndios em residências ou comércios por conta de pane elétrica, botijão de gás ou outros tipos de acidentes. Para atuar na prevenção, prestação de primeiros socorros e combate a um princípio de incêndio, a Prefeitura de Arealva está totalmente empenhada na criação de uma Brigada de Incêndio Municipal.

Para isso, o Executivo adquiriu alguns EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Bauru, realiza treinamentos com um grupo de servidores municipais, que serão os futuros brigadistas.

Conforme o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto é muito importante Arealva ter uma brigada, uma vez que irá atuar no início do ocorrido, podendo assim evitar tragédias.

O Grupamento mais próximo do Corpo de Bombeiros é em Bauru. E quando ocorre algum chamado, o grupo leva vários minutos até chegar em nosso município, por conta da distância. Com a Brigada de Incêndio Municipal, o tempo de ação é mais rápido, podendo combater o princípio de incêndio e evitar tragédias, ressalta. Como os próprios bombeiros dizem: os primeiros cinco minutos valem mais do que as próximas cinco horas , completa.

Treinamento

O Corpo de Bombeiros, com o apoio da Prefeitura, realizou no dia 13 de fevereiro, na Garagem Municipal, um treinamento prático e teórico, de como utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI), agir incêndios florestais e em situações de emergência, onde começar a apagar o fogo, afogamentos e finalizou com incêndios causados por gás de cozinha.

Ainda, os brigadistas aprenderam a confeccionar abafadores de fogo, feitos com mangueiras velhas do próprio caminhão do Corpo de Bombeiros, cabos de enxada e pregos.

O início da formação da Brigada se deu no dia 13 de janeiro, quando o Corpo de Bombeiros realizou uma palestra sobre incêndios florestais e brigada de incêndio, no Centro Cultural.