15 MAR 2012
Governo Municipal realiza grandes investimentos em Arealva
Creche de 623 m² está na fundação
Muitas obras estão sendo executadas e muitas outras irão iniciar ainda neste ano

Para promover o desenvolvimento do município e melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Arealva realiza investimentos de grande porte, como a construção de uma creche, Centro Comunitário, arena multiuso, além da Praça do Idoso.

A cada dia estamos trabalhando na busca de recursos para investir nas mais diversas frentes de trabalho com o objetivo melhorar a qualidade de vida dos arealvenses e promover o progresso do município, afirma o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto. Muitas delas estão sendo executadas e outras terão início ainda em 2012, revela.

Uma obra que merece destaque por conta da importância que trará às áreas da educação e social é a nova creche. Ela está sendo construída atrás do ginásio poliesportivo Francisco Alves Roberto Chicão, por meio de uma parceria entre Prefeitura e governo federal.

Na creche, que atenderá cerca de 60 alunos em tempo integral, está sendo investido aproximadamente R$ 620 mil. Depois de pronta, contará com 623m² de área construída, com diversos cômodos: sala de informática, de professores, administração, repouso, pré-escola, creche I, II e III, almoxarifado, inúmeros sanitários, área de banho, lactário, cozinha, solarium, copa, despensa e área de serviço, além de anfiteatro e pátio coberto.

Outra construção é o Centro Comunitário. Está pronto, uma vez que restam apenas os mobiliários para ser inaugurado. Este espaço, de promoção social às crianças, jovens, adultos e idosos, fica no novo Núcleo Oliveiro Leutwiller e oferecerá diversas atividades como cursos, oficinas, de inclusão digital, palestras, reuniões, apresentações de danças, teatros, músicas, exposições e outras culturais e educacionais que incentivem a inclusão, a sociabilização, intergeracionalidade e interdisciplinaridade.

O Centro Comunitário foi construído num terreno que tem 904,8 m². O prédio possui 238,57 m² e conta com um salão de festas, sala de informática, cozinha, sala de administração, além de sanitários masculino e feminino. Foram investidos mais de R$ 138 mil, por meio de um convênio com o governo estadual.

Também em parceria com o estado, a Prefeitura iniciou no mês passado as obras da arena multiuso, um espaço que terá a finalidade de abrigar com segurança grandes eventos de natureza beneficente, cultural, esportiva e demais festividades. No local serão investidos cerca de R$ 350 mil.

A arena está sendo erguida no terreno abaixo do Cemitério Municipal e terá por volta de 20 mil m². Será fechada com muros e erguida uma portaria de 80 m² que ficará de frente para a Rua Jacinto Ribeiro de Barros.

Já o projeto do barracão, que ficará no centro dessa construção, tem quase 1,2 mil m², com cobertura metálica e piso. Ainda contará palco, coxia, banheiros, camarins e sala de apoio.

No terreno já foi realizado a terraplenagem. Agora, funcionários municipais estão trabalhando na fundação.

Além dessas obras, o governo municipal, com recursos próprios, está trabalhando na conclusão da Praça do Idoso, localizada no Jardim Vitória. A administração Dr. Elson investe num local que antes estava em desuso, uma vez que abrigava uma defasada quadra de areia.

A praça conta uma área de lazer e um espaço projetado especialmente para possibilitar oportunidade às pessoas da terceira idade realizar exercícios para fortalecer a musculatura, melhorar o equilíbrio e a mobilidade física.

O término está previsto para os próximos dias.

Investimentos para 2012

O esforço da administração do prefeito Dr. Elson resultou em mais conquistas para este ano, além dessas que estão em execução.

Uma delas é um convênio com o governo estadual, no valor de aproximadamente R$ 1 milhão, para a construção de mais uma creche, que beneficiará as comunidades do Jardim Damascena, Maria Melhado, Oliveiro Leutwilller, Bela Vista, entre outras localizadas nas proximidades.

Outras conquistas de Dr. Elson, no total de R$ 595 mil, foram liberadas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), quando esteve pessoalmente em Arealva, no início de fevereiro.

Essa verba compreende: aquisição de um veículo para o transporte de pacientes, no valor de R$ 80 mil; R$ 200 mil para recapeamento asfáltico; R$ 15 mil para implantação do projeto Admirável Mundo Novo, que se refere à ampliação de ações para atendimento às crianças e adolescentes; R$ 300 mil para reforma, adequação e ampliação do prédio do antigo Grupo Escolar Rural de Arealva que será transformado em Centro Cultural e Educacional voltado para formação continuada de profissionais de diversas áreas, atividades culturais (teatro, danças, oficinas), museu, biblioteca e as sedes das Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

Ainda, mais um grande investimento que a algum tempo é reivindicado pelo governo municipal. Trata-se de um pacote de obras na rodovia Bauru-Iacanga (SP-321). Serão investidos R$ 59,7 milhões na estrada, que receberá o recapeamento da pista e acostamentos, pavimentação de acostamentos e implantação de faixas adicionais no trecho entre o Aeroporto Bauru-Arealva e rio Tietê, do km 356 ao km 405,98. Mais R$ 74 milhões para a duplicação do trecho de Bauru até o aeroporto, um total de 11,5 quilômetros.

E numa solicitação do prefeito Dr. Elson, será construído um viaduto (dispositivo de segurança) no trevo de Jacuba.

Por fim, o Executivo irá realizar a reforma e adequação do campo de futebol do São Pedro, com a construção de novos vestiários.

Muitos outros investimentos estão sendo reivindicados pela Prefeitura, tanto no âmbito estadual quanto federal.