21 JUN 2012
Município sedia 4º encontro do projeto educacional da Fundação Volkswagem
Em parceria com a Prefeitura , encontro do Entre na Roda ocorre hoje, no Centro Catequético Paroquial

O município de Arealva sedia hoje (21), no Centro Catequético Paroquial, o 4º encontro do projeto educacional Entre na Roda, da Fundação Volkswagen, que tem o apoio da Prefeitura. O trabalho, que teve início pela manhã, termina no período da tarde.

O projeto, voltado para a educação infantil, tem um total de oito encontros e reúne dezenas de educadores de 14 municípios da região, entre eles, Arealva, Iacanga, Avaí, Uru, Pongaí, Balbinos, Presidente Alves, Pirajuí, Cabrália Paulista, Reginópolis, Ubirajara, Agudos, Lençóis Paulista e Piratininga.

É o terceiro projeto da Fundação, em três anos, sediado pelo município. O primeiro foi o Brincar e o segundo, o Entre na Roda, para a educação fundamental.

Segundo o Diretor Municipal da Educação, Antonio Arthur Fernandes, Arealva foi a primeira cidade do interior a receber um dos projetos da Fundação Volkswagen. Começou aqui e deu resultado. Antes os educadores tinham que ir até a capital receber a formação. Como deu certo, a região de Taquaritinga também recebeu um dos projetos da instituição, frisou.

Entre na Roda

O Entre na Roda, um programa de formação para educadores, técnicos, gestores e voluntários, com oficinas de capacitação, tem a finalidade de difundir o hábito da leitura em instituições educacionais, em seu entorno e em outros espaços educativos, propiciando a convivência em ambiente letrado para crianças, jovens e adultos.

Segundo informações da Fundação Volskwagen, aprender a ler os mais diferentes gêneros textuais, adquirindo o gosto pela leitura, pode garantir aos estudantes sucesso ao longo de toda a trajetória escolar. Nesse sentido, o projeto propõe-se a apoiar secretarias municipais ou estaduais de educação para formar orientadores de leitura entre educadores e colaboradores da comunidade.

As oficinas contemplam desde a organização das rodas de leitura, do acervo, até o trabalho com diferentes gêneros discursivos. Além da vivência das rodas e de outras atividades de leitura, são promovidos momentos de reflexão e discussão da teoria e da prática.