10 JUL 2012
Através do rio Tietê, Arealva recebe velejadores hoje a tarde
Trata-se da 3ª Expedição Cruzeiro 212, que em percorrerá 551 Km em 21 dias

O município recebe hoje a tarde, através do rio Tietê, a 3ª Expedição Cruzeiro Hidrovia Tietê-Paraná 2012, composta por uma tripulação de 15 pessoas, que chegarão a bordo de veleiros e pequenas lanchas. O prefeito Dr. Elson Banuth recepcionará o grupo com um jantar de boas-vindas.

A expedição, organizada pela ABVC (Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro), regional Interior, passeará na quarta-feira por alguns atrativos turísticos do município e zarpará na manhã de quinta-feira (12), com destino à Iacanga. O grupo ficará hospedado no rancho da senhora Conceição de Oliveira.

O cruzeiro deste ano será dividido em duas partes. A primeira será no trecho da Hidrovia Tietê, uma vez que partiu de São Manoel no dia 7 de julho, do Clube de Campo Água Nova e a chegada se dará no dia 26 do mesmo mês, na Cidade de Pereira Barreto onde haverá uma grande festa de confraternização com a união dos veleiros do 3º Cruzeiro da ABVC e os participantes da "Expedição Grandes Lagos". A "Expedição Grandes Lagos" é uma iniciativa da Associação Náutica de Ilha Solteira.

A segunda etapa terá duas flotilhas. O zarpe acontecerá no dia 28 de julho de Pereira Barreto para Três Lagoas. A chegada é em 29 de julho com uma festa de encerramento.

Paralelamente ao cruzeiro, será realizado o "Festival do Rio Tietê", com a participação de várias cidades ribeirinhas, recepcionando os navegadores com festas, city tour e comidas típicas das regiões visitadas como churrascos, porco no rolete, cordeiro na brasa, peixada, tornando a viagem um verdadeiro festival gastronômico e cultural.

No total, serão percorridos 551 Km em 21 dias, com oito eclusagens (passagem em desnível pelo rio). "Será uma programação tranquila e planejada para que todos possam navegar e curtir a natureza, aproveitar o descanso e as férias ao mesmo tempo", explica Vice-Presidente da ABVC Interior, Paulo Fax.

Esta 3ª edição é aberta à participação de todos, sem limite de idade, para embarcações a vela e a motor, de 16 a 32 pés, desde que estejam dentro das normas da Marinha e do Regulamento do Cruzeiro.