26 JUL 2012
Com ritmo acelerado, Prefeitura constrói a nova creche
Levantada a parte de alvenaria e preenchida com laje, próxima etapa compreende cobertura, contrapiso, tubulações e reboco

Aguardada com grande expectativa, a nova creche de Arealva, localizada atrás do ginásio de esportes Francisco Alves Roberto Chicão, na região da Vila São Pedro, segue em ritmo acelerado para que, ainda neste ano, seja entregue aos arealvenses.

Com várias frentes de trabalho, já foram executadas as etapas de alvenaria e laje. Agora, os funcionários da empresa responsável pela obra estão empenhados na construção da cobertura, contrapiso, tubulações e reboco das paredes e lajes.

Essa importante e necessária conquista da atual administração municipal está orçada em R$ 620 mil, num convênio firmado com o governo federal, através do Ministério da Educação, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino (FNDE).

Depois de pronta, atenderá cerca de 60 alunos, de 0 a 6 anos, em tempo integral e contará com 623m² de área construída, com diversos cômodos: sala de informática, de professores, administração, repouso, pré-escola, creche I, II e III, almoxarifado, inúmeros sanitários, área de banho, lactário, cozinha, solarium, copa, despensa e área de serviço, além de anfiteatro e pátio coberto.

Segundo o prefeito Dr. Elson Banuth Barreto o objetivo da construção da creche é garantir o direito da criança à educação e da família de manter seus filhos em equipamentos púbicos adequados, além de propiciar a mãe trabalhadora, segurança e tranquilidade no trabalho.

A construção atende uma necessidade da comunidade, pois a creche Nossa Senhora Auxiliadora é muito antiga e está defasada. Nada adiantaria reformar a creche que temos, uma vez que seria investido muito dinheiro num espaço pequeno e defasado, disse o prefeito quando iniciou a obra, em fevereiro passado.

Essa escola de educação infantil faz parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), cujo principal objetivo é prestar assistência financeira para construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas públicas.

Além dessa, outra creche deverá ser iniciada em breve pela Prefeitura. Num investimento de R$ 1.376.800,26 , em parceria com o governo estadual, a obra será localizada na rua João Gomes de Souza, atrás do ginásio da escola municipal João Pereira de Souza Leão.

Trata-se da Creche Escola, desenvolvido em parceria entre as Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e de Educação. O programa tem por objetivo ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Depois de pronta, atenderá até 130 crianças, de 0 a 6 anos. Sua construção terá 813,78 m².

Assessor de Imprensa

da Prefeitura de Arealva