28 AGO 2012
Memorial de Inclusão “Os caminhos da Pessoa com Deficiência” vai até sexta-feira
A exposição, que aborda a luta pela inclusão dos deficientes físicos na sociedade, acontece no Centro Comunitário Adelino Lenharo

Desde o último dia 21, o município recebe, no Centro Comunitário Adelino Lenharo, a versão itinerante do Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência. Uma exposição que reúne seis painéis que abordam a luta de pessoas em prol da inclusão dos deficientes físicos na sociedade. A mostra vai até sexta, dia 24.

O primeiro painel frisa a apresentação do Memorial e o Movimento Social, a luta pela democracia. O segundo mostra o Ano Internacional de Pessoas com Deficiência, 1981, marco do início das lutas. Já o terceiro ilustra o Conselho de Direitos e Deficiência Auditiva, e o quarto, a Deficiência Visual e Deficiência Intelectual. Os dois últimos painéis ressaltam a Reabilitação e Direitos e Sociedade e Esportes.

A exposição reúne fotografias, documentos, manuscritos e conta com o recurso de áudiodescrição dos painéis que fazem referências aos personagens que atuaram e que ainda atuam há mais de trinta anos com o objetivo de conquistar um mundo inclusivo de fato e de direito.

Conforme informações da Secretaria esse trabalho tem servido para que as pessoas com deficiência, que não conhecem a história do movimento, se beneficiem desta perspectiva, fundamental para melhor compreensão do momento atual em direção ao futuro.

A exposição acontece no município numa parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Prefeitura e APAE de Arealva.

Sobre o Memorial

Desde sua inauguração, em 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: Os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem recebido visitantes de diversas cidades do Interior de São Paulo, de estados brasileiros e outros países.

A demanda apresentada levou a Secretaria a desenvolver versões itinerantes da exposição para atender aos municípios e para apresentar esta história de lutas e conquistas em espaços de grande circulação.

Com as versões itinerantes e também com versão virtual procura-se incentivar discussões sobre o tema pessoas com deficiência, no que se refere às questões sócio-culturais relacionadas ao preconceito e o respeito à diversidade.

Serviço: A visitação é gratuita e vai até o dia 24 de agosto. O horário é das 9h às 11h e das 13h às 16h horas. O Centro Comunitário Adelino Lenharo fica na Rua Campesi nº 120, Núcleo Oliveiro Leutewiller.