29 JAN 2016
Praia Municipal de Arealva será aberta neste sábado

A partir deste sábado (30), a Prefeitura de Arealva reabrirá oficialmente a Praia Municipal, isto é, o público já poderá desfrutar de um dos locais de lazer mais conhecidos da região. Ainda, resta acertar alguns detalhes, como a reposição da areia na praia artificial, antes da inauguração oficial que está prevista para a 1ª quinzena de fevereiro.

“Como há grande procura dos turistas pela nossa Praia Municipal, a administração municipal resolveu reabrir antes da inauguração oficial. Ainda restam alguns detalhes a serem concluídos, mas dentro de alguns dias estará tudo acertado”, diz o prefeito Paulo Padanosque Pereira.

Uma novidade é a cobrança da taxa de estacionamento e locação dos quiosques, legalmente previsto na Lei Municipal n.º 1.170/97. A arrecadação dessas taxas será utilizada na manutenção dos banheiros, quiosques, área de camping, embarcadouros, entre outros, e o restante destinado à Santa Casa de Misericórdia de Arealva, órgão que irá gerir o estacionamento. Os veículos licenciados no município não pagam essa taxa.

Os valores variam entre R$ 5,00 e R$ 200,00. Veja abaixo:

- Motos: R$ 5,00

- Carros: R$ 20,00

- Carros com reboco (barcos, Jet Sky, carretinha, etc): R$ 25,00

- Caminhões: R$ 50,00

- Vans: R$ 100,00

- Microônibus: R$ 100,00

- Ônibus: R$ 200,00

Para aqueles que quiserem locar um dos 25 quiosques, o valor é de R$50,00, incluso a entrada de um carro. Cada quiosque tem 9m², é coberto e tem água encanada, churrasqueira, aparador de churrasqueira, piso de concreto e muretas.

Estão sendo investidos na reforma geral e revitalização da Praia Municipal o total de R$ 1,5 milhões, obra executada em parceria com o governo estadual, por meio do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

“Temos certeza que essa reforma fomentará ainda mais o turismo arealvense, contribuindo com a economia local”, afirma o prefeito.

Além dos quiosques foram construídos duas rampas para o desembarque e embarque de barcos e lanchas de pequeno e médio porte, e dois piers (estaleiros) - um para banhistas e outro para a pesca. O segundo abrigará duas guaritas cobertas.

Além de continuar entre os quiosques e ser revitalizado, a área de camping ganhará um novo espaço: entre o estacionamento e a área de desembarque de barcos. Nesse local foram construídos sanitários exclusivos.

Outros melhoramentos foram a instalação de novos postes de iluminação, reforma dos sanitários existentes, substituição do calçamento da passarela por tijolos intertravados, construção 170 metros de mureta de contenção na área de pesca e instalação de 90 metros de alambrado na divisa com propriedade rural. Ainda, execução de guias, sarjetas e pavimentação nos trechos da área de camping existente.

O que falta concluir é a pavimentação da área do estacionamento, plantio de 300 mudas de árvores nativas e reposição de areia fluvial na prainha.

A Praia Municipal ganhará nova sinalização e equipamentos de apoio como botes salva-vidas, marcos de sinalização.

MTb – 41.900