15 SET 2015
Município conquista nova ambulância do SAMU

O município de Arealva, por meio de um pedido da Prefeitura, recebeu no início desse mês uma nova ambulância destinada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O veículo zero quilômetro foi doado pelo governo federal através do Ministério da Saúde.

A ambulância, que vem equipada para atendimentos de urgência e emergência, conta com equipamentos de primeiros socorros, iluminação e sinalizadores que facilitam e apoiam o serviço das equipes SAMU-192, possibilitando assim um melhor atendimento à população.

A recomendação é que as viaturas do SAMU devem ser substituídas no prazo de quatro anos. O automóvel que está em funcionamento atualmente chegou a Arealva em maio de 2011, quando iniciou o serviço no município.

De acordo com a Diretoria da Saúde, o veículo que foi substituído será utilizado como ambulância nas atividades desenvolvidas pelo setor.

O que é o SAMU-192?

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. O conta com equipes que reúne auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte.  Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível.

Como funciona?

O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Assessor de Imprensa da Prefeitura de Arealva

MTb – 41.900