23 SET 2013
Executivo e Abinee iniciam programa “Não Fique Pilhado”
Coletores estão instalados em diversos pontos da cidade

A Prefeitura de Arealva, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), iniciou no mês de setembro na sede do município, o programa de coleta de pilhas e baterias Não Fique Pilhado.

O objetivo do programa é recolher pilhas, baterias portáteis e celulares que não servem mais, através de coletores instalados em diversos pontos da cidade. Esta ação consiste em conscientizar as pessoas sobre a importância do assunto e contribuir com a adequada destinação de pilhas e baterias, cujos resíduos trazem riscos ao meio ambiente e à saúde pública, explica a interlocutora do Programa Verde Azul Luana Boiani.

Uma pilha pode levar séculos para se decompor na natureza. A Abinee desencapa as pilhas e baterias e seus metais queimados em fornos industriais de alta temperatura, dotados de filtros que impedem a emissão de gases poluentes.

Nesse processo são obtidos sais e óxidos metálicos, que são utilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmica e química em geral, sem riscos às pessoas e ao ambiente.

PONTOS DE COLETA - ECOPONTOS

- Casa da Agricultura Ivo Anversa

- Vigilância Sanitária

- Garagem Municipal