01 OUT 2009
EMEF 'José Abílio' promove exposição sobre Tietê
Exposição, que está aberta à comunidade, termina amanhã

Com o objetivo de conscientizar os estudantes, pais e a comunidade sobre a importância do Rio Tietê e de sua preservação, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Abílio Ferreira Prestes, expõe até amanhã, 2, através de trabalhos confeccionados pelos alunos,  a I Exposição da Semana do Rio Tietê. Evento começou no dia 30 de setembro e está aberta à comunidade, das 8h às 17h.

Os alunos de 1ª a 4ª séries detalharam, por meio de desenhos, maquetes e painéis, a importância que o Tietê tem para o meio ambiente e para as cidades que o margeiam, uma vez que é fonte de abastecimento de água, gera energia elétrica, além de ser pólo de esporte e lazer.

As crianças da primeira série, como ainda estão sendo alfabetizadas, mostraram através de desenhos como funciona o tratamento da água antes de ser devolvida ao rio. Os estudantes de outras séries montaram maquetes e painéis que abordaram a situação do Tietê, desde a nascente até a foz, ressalta a diretora da escola Ângela Augusto.

A mostra é o resultado do trabalho de educação ambiental que a escola desenvolveu, de 21 à 25 de setembro, para comemorar o dia do Rio Tietê, 22 de setembro.

Rio Tietê

O Rio Tietê percorre o estado de São Paulo de leste a oeste. Nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, a 840 metros de altitude. Ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, o Tietê segue para o interior, atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e percorre 1.100 quilômetros até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Em sua jornada banha 62 municípios ribeirinhos.

Em Tupi, Tietê significa "caudal volumoso". O significado histórico e o papel econômico desse rio conferem a sua grande importância para o país.

____________________

Assessor de Imprensa da PMA