28 OUT 2009
Conexão Jovem realiza “1° Encontro de Capoeira de Arealva”
Evento vai contar com apresentação e entrega de certificados a alunos do Conexão Jovem

A Prefeitura de Arealva, através do projeto social Conexão Jovem, realiza amanhã, 1, no ginásio de esportes Francisco Alves Roberto Chicão, a partir das 15h, o 1° Encontro de Capoeira de Arealva.

O evento, que vai reunir os principais mestres de capoeira da região, contará com apresentações e entrega de certificados aos vinte e oito alunos, de 7 à 14 anos, do curso de iniciação à capoeira do Conexão Jovem, que é comandado pelo mestre Baianinho.

Esse encontro é uma ótima oportunidade para a comunidade se envolver com esporte e lazer e, principalmente, conhecer uma nova cultura, diz o mestre.

A iniciação, uma parceria entre a prefeitura e a Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes, de Bauru, é um trabalho social que teve a duração de dois meses.

Segundo Baianinho esse curso tem o objetivo de transmitir os valores educacionais aos alunos, apresentando-lhes uma diferente cultura. A capoeira é uma novidade para essas crianças. Elas têm a oportunidade de conhecer essa expressão cultural que é genuinamente brasileira, ressalta Baianinho.

Conforme a diretora do projeto, Clarisse Bom, o trabalho que o mestre Baianinho transmite aos alunos através da capoeira são as mesmas trabalhadas pelo Conexão Jovem, que são o respeito, disciplina e socialização, através de regras e ordens não impostas e sim, assimiladas.

Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

MTb-41900