03 ABR 2018
Desenvolvimento turístico regional na pauta
Evento lança Plano Regional de Turismo, na Fazenda Mandaguahy, em Jaú.

Em tempo de apresentar os resultados de uma ação realizada conjuntamente pelas cidades que compõe o Circuito de Regionalização Turística denominada “Caminhos do Tietê”, a cidade de Jaú, através da Secretaria de Cultura e Turismo, sediou e organizou em parceria com o SENAC e mais essas 9 cidades (Barra Bonita, Mineiros do Tietê, Dois Córregos, Bocaina, Itapuí, Arealva, Iacanga, Bocaina e Ibitinga), o evento de lançamento do Plano Regional de Turismo “Caminhos do Tietê”.

No documento, foram elencadas as diretrizes necessárias para o desenvolvimento do Turismo e que fazem parte de um projeto de fortalecimento das políticas públicas e da governança regional , através da implementação de programas e projetos de incentivo, de fomento e de promoção do turismo, com vistas ao apoio e à geração de negócios, empregos e resgate da cidadania, que melhorem a qualidade de vida da população residente e satisfação dos que visitam as cidades que compõem o Circuito.

Durante o evento, que aconteceu na centenária Fazenda Mandaguahy, em Jaú, e após o receptivo que teve um agradável momento de confraternização com welcome coffee e música sertaneja raiz na voz de Ju Manfrim, a solenidade iniciou-se com o pronunciamento da Secretária de Cultura e Turismo de Jahu, Cléo Furquim. Como interlocutora do Circuito de Regionalização Turística “Caminhos do Tietê”, deu as boas-vindas e agradeceu a maciça participação dos prefeitos, salientando a importância do apoio de todos, no prosseguimento das ações; na sequência, o coordenador de turismo do SENAC e coordenador técnico do Circuito de Regionalização, Fernando Figueiredo fez a apresentação do Plano, explanando sobre sua elaboração e as metas que foram traçadas para alavancar o turismo regional através da execução de diversas ações conjuntas entre as cidades envolvidas. Após a exposição, todos os prefeitos tiveram sua vez de se pronunciarem e  discorreram como está o segmento turístico em cada cidade, além de apontar as ações que cada uma das administrações está realizando para impulsionar o crescimento do turismo local.

Quebrando o protocolo, a cerimônia teve a fala da anfitriã do evento, Maria Antonieta Almeida Prado, proprietária da Fazenda Mandaguahy que deu seu testemunho emocionado, ao relatar aos presentes, que ter apostado no turismo, foi ter realizado seu sonho de ensinar às novas gerações a importância do turismo rural, preservacionista e histórico. Há anos, a Fazenda Mandaguahy, recebe grupos de crianças da rede pública e privada, que vão conhecer as belezas do Casarão da fazenda, que possui além do patrimônio arquitetônico preservado, objetos originais, a senzala que era utilizada por escravos e o alambique, onde é produzida uma conceituada cachaça artesanal, que leva o nome do lugar.

Encerrando a reunião com chave de ouro, os Prefeitos assumiram o compromisso de cumprir as metas e assinaram o Pacto, junto com todos os presentes, que também foram convidados a assinar o documento histórico.

Todos os presentes saem do evento com uma certeza unânime, de que a união de esforços será fundamental na consecução dos objetivos e, que há muito trabalho a ser feito para que as cidades possam a longo prazo, vencer conjuntamente todos os desafios de um segmento que cresce em todo o mundo, e que possibilitou a muitas dessas cidades, o crescimento econômico e sustentabilidade das comunidades que apostaram no turismo como fonte de geração de renda.

Fonte: Diretoria de Turismo
Desenvolvimento turístico regional na pauta