06 FEV 2019
Equipe de Vigilância Sanitária Municipal participa de Capacitação de Controle de Escorpiões oferecido pelo Instituto Butantan

Na última semana, a Equipe de Vigilância Sanitária Municipal, participou do curso "Controle de Escorpiões de Importância em Saúde", oferecido pelo Instituto Butantan em São Paulo, a profissionais da área da saúde.

O curso atualizou e capacitou profissionais de todo Estado de São Paulo, para que realizem práticas efetivas na vigilância e controle de escorpiões em suas respectivas cidades de atuação. Segundo dados apresentados pelo Instituto Buntantan “o Brasil teve um aumento de 54% no número total de atendimentos por picada de escorpião no ano de 2018, sendo o Estado de São Paulo o 2º no ranking de acidentes no país”.

Na ação, para minimizar essa questão de saúde pública, o treinamento abordou temáticas como: identificação de espécies; condições que favorecem a proliferação; técnicas de coleta, acondicionamento e transporte de escorpiões; produção de soro e indicações de uso; situação do “escorpionismo” e a política de distribuição de soros no Estado de São Paulo.

Para Erica Braga, Coordenadora de Vigilância Sanitária de Arealva, "o conhecimento adquirido pela equipe contribuirá para dar continuidade e maior eficiência ao laborioso trabalho de vigilância e controle de proliferação da espécie na cidade".