03/04/2019 às 16:31:00
Um marco para ampliar ações voltadas ao Direito do Idoso: Realizada a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Arealva-SP

Na manhã de sexta-feira (29) um grande marco para ampliar ações voltadas ao Direito do Idoso ocorreu em Arealva-SP, sendo promovida a “1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do município”.

Mediada pela experiente profissional de assistência social Dra. Fernanda Varandas, a Conferência teve a temática central “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, e contou com a participação ativa da Secretaria Executiva dos Conselhos Municipais Clarice Bom, dos membros do recém-formado Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI), dentre eles a presidente Natália Pegoraro, a presença e contribuição dos representantes do poder público, equipe da Assistência Social, e especialmente, membros do Grupo de Convivência da Melhor Idade de Arealva.

Para abertura houve a apresentação do coral realizada pelo Grupo de Convivência da Melhor Idade, acompanhada ao som de violão do músico Paulo Vitor, que encantou aos presentes com a música “Chalana”, de Almir Sater. No decorrer das atividades foi apresentada e debatida a temática central, sendo realizados trabalhos em grupos através de 4 eixos norteadores:

Eixo 1: Direitos Fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas.
Eixo 2: Educação: Assegurando direitos e emancipação humana.
Eixo 3: Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa.
Eixo 4: Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Em seguida ocorreu a apresentação das propostas dos grupos para votação e escolha das demandas municipais, estaduais e federais que serão encaminhadas a Conferência Estadual Dos Direitos da Pessoa Idosa.

Para finalizar a manhã de trabalhos houveram,  como ponto alto, relatos de idosos que enalteceram o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Convivência da Melhor Idade do Município.  Dona Marieta falou sobre o prazer de ser membro do Grupo de Arealva, e este ser referência na região em ações voltadas aos idosos. Dona Telma, 70 anos, emocionada comentou: “Hoje eu me sinto como se tivesse 20/30 anos, porque hoje eu sou muito feliz”.

A próxima ação do Conselho Municipal do Idoso é encaminhar as propostas de Arealva a Conferência Estadual Dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser agendada.

“Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida!” Henri Fredéric.

Publicado: 03 de ABRIL de 2019