22 MAR 2023
22 a 27 de março - Semana da Água
22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

A IMPORTÂNCIA DO CICLO DA ÁGUA

O ciclo da água é importante porque garante que essa substância circule constantemente pelo ambiente, passando pelos organismos vivos e pelo meio físico.
Como a água circula no ambiente, ela consegue suprir as necessidades dos seres vivos. Além disso, a permanência da água no ambiente é importante para algumas atividades realizadas pelos seres humanos, uma vez que ela é fundamental para a geração de energia, desenvolvimento da produção agrícola e agropecuária, diversas atividades industriais e algumas tarefas do dia a dia.

PRÁTICAS QUE FAVORECEM A PENETRAÇÃO E PERMANÊNCIA DE ÁGUA NO SOLO:

• Sistemas de plantio direto;
  • Manejo de pastagens;
  • Preservação da mata nativa e das nascentes;
  • Implementação de sistemas de integração: lavoura, pecuária e floresta;
  • Barragem subterrânea (captação e armazenamento da água de chuva no interior do solo).

CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA

• Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;
  • Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água – Aqui no município realizamos a troca do óleo de cozinha usado por óleo novo.
  •  Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;
  •  Na hora do banho, se ensaboar com o chuveiro desligado e tomar banho rápido;
  • Reutilizar a água sempre que possível;
  •  Utilizar regador para regar as plantas;
  •  Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;
  •  Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;
  • Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas.

ÁGUA é vida, use com consciência!