02 JUL 2009
Prefeitura de Arealva realiza coleta de resíduos do serviço da saúde
Administração Dr. Elson investe nessa ação inédita para adequar o município ao programa Município Verde

A Prefeitura de Arealva, preocupada com o meio ambiente e qualidade da saúde da população, iniciou em meados de junho um trabalho inédito no município a correta coleta dos resíduos do serviço de saúde (popularmente conhecido como lixo hospitalar) para os órgãos de saúde, tanto os públicos quanto privados.

O Executivo está disponibilizando gratuitamente esse serviço às clínicas particulares, garante o prefeito municipal Dr. Elson Banuth Barreto.

O pontapé inicial aconteceu na última terça (16), num encontro que reuniu todos os profissionais da saúde do município, no Centro Cultural.  Médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros, entre outros, foram orientados para realizar o acondicionamento correto desses materiais. Devem colocar em saco branco e identificá-los com o nome do responsável. Os materiais perfurocortantes devem ser inseridos em caixas próprias para esse fim e também com identificação, explica o prefeito Dr. Elson, que é médico e sabe da importância da destinação correta desse tipo de lixo.

Uma vez por semana, às quartas de manhã, o caminhão da coleta passa pelos órgãos de saúde pública e privada para recolher os materiais contaminados como seringas, agulhas, embalagens de remédios, ataduras, gazes, além dos descartes de tecido humano e animal, resultado de cirurgias obstétricas, plásticas, veterinárias, entre outras.

Para a execução desse trabalho foi construído um cômodo ao lado do terreno da Reciclagem Municipal que serve como depósito. Nesse espaço foi instalado um freezer para acondicionar os tecidos, uma vez que, se não forem refrigerados, exalam mau cheiro.

Desse cômodo, uma empresa especializada no processo de coleta, contratada pela prefeitura, recolhe a cada quinze dias todos os resíduos do serviço de saúde e dá fim, de maneira ecologicamente correta.

Contratamos a empresa Cheiro Verde Ambiental, devidamente aprovada pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para dar fim, de maneira correta, nesses resíduos que são descartados pelos hospitais, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, centros de saúde, entre outros, diz o prefeito. A nossa preocupação com a questão ambiental torna o gerenciamento de resíduos um processo de extrema importância na prevenção da qualidade da saúde e do meio ambiente, completa.

Com essa ação, a administração do prefeito Dr. Elson Banuth Barreto busca se adequar ao programa estadual Município Verde.

Adequação ao Município Verde

Na semana passada a Prefeitura lançou a coleta seletiva de lixo, com a implantação de tambores próprios para o acondicionamento de papel, metal, vidro e plástico em prédios públicos e nas escolas municipais e estadual.

O caminhão da coleta seletiva está recolhendo esses materiais nas terças e quartas de manhã.

Conforme o prefeito Dr. Elson todo esse trabalho realizado pelo Executivo tem o objetivo de adequar o município ao programa estadual Município Verde. Além de lutarmos em prol do meio ambiente, a adesão a esse programa credencia o município como prioritário na obtenção de recursos públicos do governo estadual, diz Dr. Elson.

Ainda, o prefeito afirmou que agora o lixão municipal está corretamente adequado conforme especificações previstas pela Cetesb, o que aproxima ainda mais o município na obtenção do certificado de município verde.

Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente são as ações que Arealva está desempenhando para conquistar o certificado.

MTb-41900